Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Em Maceió, novo sistema para marcar consultas na rede pública de saúde traz eficiência para cidadãos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Sistema Gestor de Regulação (SGR) está em fase de testes e deve tornar mais ágil e inteligente o processo de marcação de consultas e exames por Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mensalmente, mais de 250 mil procedimentos são agendados em unidades de referência na cidade

A Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu uma nova solução para trazer mais eficiência à saúde pública de Maceió, o Sistema Gestor de Regulação (SGR). Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a companhia criou uma ferramenta capaz de diminuir o tempo de marcação de consultas em hospitais públicos, reduzir a ausência de pacientes em procedimentos marcados e facilitar a gestão em tempo real dos atendimentos.

Isso é possível porque a nova solução combina soluções de Business Intelligence (BI), geolocalização e aplicativos para celulares. Dessa forma, ações como acionar pacientes via WhatsApp para lembrá-los de uma consulta e exibir informações em tempo real sobre o número de agendamentos e atendimentos aos profissionais da saúde tornam-se possíveis, trazendo mais eficiência para o dia a dia de todos.

“Nossa relação com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió vem de longa data e é muito gratificante sermos novamente escolhidos como parceiro tecnológico para colaborar com o processo de transformação digital e modernização desse órgão. Esperamos facilitar cada vez mais eficiência e conforto para os cidadãos por meio da tecnologia e temos certeza que os usuários do SUS serão os grandes beneficiários dessa nova conquista”, afirma Eduardo Almeida, CEO da Indra no Brasil.

A solução levou seis meses para ser desenvolvida e, hoje, o sistema está em funcionamento no 2º Centro de Saúde Diógenes Bernardes Jucá, localizado no bairro Poço. Em formato de projeto piloto, a nova solução é testada diariamente, dividindo espaço com a antiga plataforma, chamada SIREG. A ideia é a de que as funções do sistema anterior sejam substituídas gradativamente, à medida em que o SGR seja implantado em novas unidades.

“Esse sistema [o SISREG] está obsoleto e não dá as respostas que nós precisamos. Há vários meses nós estamos trabalhando com a Indra, uma multinacional que nos dá assistência no desenvolvimento de um sistema que seja contemporâneo e que nos dê as informações que precisamos”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

Com a fase de implantação completa, o novo sistema deve atender uma média de 255 mil agendamentos mensais, realizados para unidades de referência em Maceió. Ao todo, 64 Unidades Básicas de Saúde devem contar com a nova solução, além de cidades no interior. Com a modernização dos processos de agendamento que o SGR propiciará, será possível ter um maior controle da concentração de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde, uma medida indispensável para o momento de pandemia que estamos vivendo atualmente.

“Temos grandes planos para o SGR. Queremos evoluí-lo cada vez mais e, futuramente, incorporar componentes de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para facilitar ainda mais o cotidiano de profissionais da saúde e pacientes”, explica Andréa do Amaral Gomes, Coordenadora de Operações da Minsait responsável pelo projeto na Secretária de Saúde de Maceió.

Parceria de longa data com a saúde pública de Maceió

A Minsait e a Secretaria Municipal de Saúde já têm uma parceria de longa data. No início desse ano, a companhia de tecnologia treinou profissionais para modificarem a forma como consultas eram agendadas na cidade. Ao marcar procedimentos no momento em que os pacientes comparecem a uma UBS – sem coloca-los em filas – a companhia de tecnologia e a Secretaria conseguiram reduzir em 25% o tempo para o acesso a consultas e exames, o que gerou um aumento de 40% na procura por novos agendamentos, sendo no total mais de 600 mil. Para isso, a equipe toma decisões em tempo real a respeito de fatores como o crescimento das filas de espera, ações de força-tarefa e convênios, tornando o processo cada vez mais rápido.

Agora, com o novo modelo de sistema, a ideia é completar os bons resultados iniciados em janeiro, aliando softwares eficientes à atuação dos profissionais, que já trabalham sob diretrizes de eficiência na região.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra, é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar