Hospital entra em campanha por conscientização sobre doação de medula óssea e cordão umbilical

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Com a fachada iluminada para o Agosto Laranja, Hospital Icaraí, que realiza transplantes desde o ano passado, ajuda a instigar curiosidade e mobilizar população

As noites na rua Marques de Paraná, em Niterói, ganharam uma cor diferente. Isso porque desde a última segunda-feira, dia 03/08, a fachada do Hospital Icaraí foi iluminada de laranja, uma ação que faz parte do mês de celebração do “Agosto Laranja Niterói”, campanha que visa a conscientização sobre a importância da doação da medula óssea e cordão umbilical, além de chamar a atenção para a necessidade de cadastramento e atualização de dados junto aos Registros de Doadores. As ações, que acontecem na cidade ao longo do mês, vão ajudar a desmitificar os procedimentos de transplantes e incentivar hemocentros e unidades de saúde a produzir material informativo para a população.

O Hospital Icaraí, que apoia a campanha, realiza transplantes de medula desde o ano passado, e, segundo o médico hematologista Roberto Magalhães, um dos responsáveis técnicos pela equipe de transplante de medula do HI, a instituição trilha um caminho de sucesso e deve evoluir ainda mais.

“Passamos por uma curva de aprendizado, que é natural e muito importante. Estamos nos qualificando para chegar a outras fases nos transplantes. Por enquanto, realizamos procedimentos da fase 1, nos quais o paciente é doador dele mesmo. Foram 13 transplantes desde outubro do ano passado, superando bem nossa previsão inicial. Acreditamos que em breve poderemos chegar à fase 2, com transplantes de medula em que o doador é parente do paciente, e contribuir ainda mais com a saúde da nossa região, aumentando a nossa estrutura no hospital para salvar mais vidas”, afirma o doutor Roberto, que explica que o sistema de registro de doadores é público e utilizado para todos os hospitais, inclusive os da rede privada. Por isso, é importante que todos saibam como e onde doar medula e estar com o registro ativo. A equipe de transplantes de medula do Hospital Icaraí conta com 9 profissionais e é coordenada também pelo Dr. Leandro Pataro.

O Agosto Laranja tem base na Lei Municipal nº 3417, vigente desde a publicação em 2019 e que altera lei anterior que tratava da mobilização acerca do tema. O projeto de levar informação e promover a doação da medula e do cordão umbilical é apoiado pela ONG Davida – Casa do Bom Samaritano, parceira do Hospital Icaraí na instalação das novas luzes da fachada.

Segundo a presidente da ONG, Cristina Ana Morgan, é importante instigar, por meio da cor laranja nos prédios, a curiosidade da população. “Somos a esperança de muitos que aguardam por um doador compatível”, diz Cristina, acreditando que, muitas vezes, "nós somos a cura".

Hospital Icaraí
Endereço: Rua Marquês do Paraná, 233. Icaraí. Niterói – RJ