Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ansiedade e depressão provocam alterações no organismo que podem causar aumento de peso

O isolamento social trouxe uma maior preocupação para o aumento da ansiedade e depressão dos brasileiros. Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que os casos de depressão praticamente dobraram desde o início da quarentena.

Entre março e abril, dados coletados online indicam que o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8%, enquanto para os quadros de ansiedade o índice foi de 8,7% para 14,9%. Segundo a médica da Eden Clinic, Márcia Simões, a ansiedade e depressão podem provocar alterações na produção de hormônios e causar aumento de peso “A ansiedade aumenta a produção do hormônio cortisol, conhecido como hormônio do estresse, e tem como efeito alterar o metabolismo podendo deixá-lo mais lento e dificultar a queima de gordura e emagrecimento”, explica.

Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sugere que pessoas com excesso de peso e obesidade estão em maior risco para complicações da Covid-19. A hipótese dos pesquisadores do Instituto de Biologia da instituição é que o Sars-Cov-2 transforma as células adiposas em uma espécie de reservatório, favorecendo o aumento na carga viral e prejudicando o tempo de recuperação dos pacientes.

Mas como manter o peso em dia durante o isolamento social? Ter uma alimentação equilibrada e um corpo em harmonia é essencial para se manter saudável. A médica indica manter a rotina, mesmo com o trabalho em casa. “Seguir um cronograma, com horários definidos para o trabalho e para as refeições ajuda a não “beliscar” em horários que geralmente estaria fazendo outra coisa”, sugere. Marcia indica também para seus pacientes que façam todo domingo um planejamento das refeições semanais. “Priorize sempre as opções naturais, como verduras, legumes, frutas e alimentos não processados. Quando os alimentos já estão definidos, é mais fácil se manter na linha”, explica, lembrando da importância de ter um tempo exclusivo para se alimentar. “Não é porque está em home office que pode almoçar na frente do computador ou no sofá. Defina seu horário de almoço ou jantar e faça suas refeições com calma, saboreando cada alimento. Preste atenção se o que está sentindo é fome mesmo, ou apenas vontade de comer”, lembra.

A médica alerta para a importância de manter o corpo em movimento. “Se você já treinava, é importante manter o tempo para os exercícios, mesmo que sejam feitos agora em casa.” Caso não tenha o hábito, o isolamento social é um bom momento para começar. “Utilize o tempo que gastava no trânsito, por exemplo, para fazer uma caminhada. A internet oferece hoje inúmeras possibilidades de se exercitar em casa. Procure um exercício de acordo com seu nível e desenvolvimento corporal, e movimente-se”, aconselha.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial não pratica atividade física necessária e isso pode levar a sérios problemas de saúde, como a obesidade, o excesso de peso, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. A recomendação da OMS estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, ou 75 minutos de exercício vigoroso.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões Kornin, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS