Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba por que a busca por rinoplastia aumentou 4800% nos meses de pandemia

Saiba por que a busca por rinoplastia aumentou 4800% nos meses de pandemia

Efeito zoom, em que a videoconferência colocou as pessoas mais em contato com seu próprio rosto em movimento, é um dos motivos. Outro é aproveitar o home office para fazer um procedimento sem precisar de férias. E os grandes hospitais têm protocolos rigorosos para fazer cirurgia

Durante o isolamento social, muitos famosos aproveitaram a quarentena para fazer alterações estéticas ou funcionais no nariz. E a crescente busca por esse tipo de procedimento não ocorreu apenas por eles: o Google registrou um aumento de buscas de 4800% pelo termo “rinoplastia” nas últimas semanas. Mas, afinal, por que nesse momento as pessoas decidiram pesquisar sobre um procedimento cirúrgico no nariz? Distante de evidenciar só uma influência direta dos famosos, esse crescimento tem relação com vários pontos: “Primeiramente, temos a possibilidade da telemedicina, que facilita o primeiro contato do médico com o paciente para esclarecer dúvidas. Então, o paciente não vem para a primeira consulta presencial sem ter uma noção de como funciona o procedimento. Mas além disso, outros pontos influenciaram nessa questão: o efeito zoom (o excesso de videochamadas nos fez perceber mais o que queremos mudar no nosso rosto), o uso acentuado das redes sociais, além do próprio home office facilitar a recuperação (sem o paciente precisar de férias), as novas modalidades cirúrgicas menos traumáticas (como a rinoplastia ultrassônica) e o protocolo rigoroso dos hospitais para fazer uma cirurgia”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP.

De acordo com o médico, o efeito zoom virou uma ‘epidemia’ nos países do mundo e começou a ter reflexo no Brasil agora. “Antes era comum observar o rosto no espelho, mas com as constantes videochamadas estamos em contato com nossa face em expressões e movimentos. E isso nos faz perceber muitos detalhes, que talvez não agradem e que podem deixar em evidência e desarmonia o nariz”, afirma o médico. Além disso, o uso de aplicativos como o Instagram, que bateu recordes de acesso no período, também tem influência nisso, já que muitas fotos tiradas, de acordo com o ângulo, podem deixar o nariz maior do que ele realmente é. “Outro fator que influencia no aumento da procura é o fato das técnicas de rinoplastia terem evoluído muito nos últimos anos permitindo melhores resultados, sem o estigma de um nariz operado”.

Segundo o Dr. Paolo, no entanto, o trabalho home office tem contribuído para esse aumento na demanda, uma vez que é favorável à recuperação do paciente. “O trabalho home office tem trazido diversos pacientes aos consultórios de cirurgia plástica justamente para aproveitar a possibilidade de poder ter uma recuperação em casa sem ter que se afastar completamente do trabalho. Muitos pacientes antes precisavam pedir férias ou alguns dias de folga para um repouso adequado”, afirma. “A procura ocorre principalmente pelas cirurgias plásticas faciais, que causam maior inchaço e podem ser feitas nesse momento, justamente porque os hospitais seguem um protocolo muito rigoroso para evitar o contágio por Covid-19, inclusive testando os pacientes e a equipe responsável pela cirurgia”, completa o cirurgião.

Outro benefício de fazer cirurgia nessa época é com relação à exposição solar, que não é recomendada após um procedimento cirúrgico por aumentar o inchaço e dificultar a recuperação e cicatrização da pele. “Como esses pacientes estão em casa em isolamento, eles se manterão assim e isso ajuda na recuperação”, afirma.

Sobre as modalidades cirúrgicas menos traumáticas, o médico enfatiza a rinoplastia ultrassônica, que visa tratar a parte óssea do nariz através de um aparelho que, por meio de vibrações, permite ao cirurgião realizar a fratura nasal necessária para o procedimento de forma menos traumática. “Realizada sob o efeito de anestesia geral, a rinoplastia ultrassônica possui as mesmas indicações da técnica tradicional, sendo indicada para qualquer paciente que tenha necessidade de tratar a parte óssea do nariz, mas possui como vantagem o fato de ser mais precisa e menos traumática, resultando em menos inchaço, sangramento e hematoma no período pós-operatório”, diz o Dr. Paolo. “Isso faz com que o processo de recuperação do procedimento seja mais rápido e mais tranquilo, permitindo ao paciente retornar às atividades rotineiras mais rapidamente”, destaca o cirurgião. “Por ser mais precisa, os resultados da rinoplastia ultrassônica são mais previsíveis, além de ocasionar cicatrizes menos aparentes, já que, nesse procedimento, não há necessidade de incisões na parte externa para a fratura do nariz.”

O médico enfatiza que é importante, antes de optar por um procedimento no nariz, conversar com um cirurgião plástico especialista para a indicação correta do melhor tratamento para o seu caso e a explicação de todo o processo de recuperação.

PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo