Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Consumo excessivo de álcool aumenta risco para câncer de cabeça e pescoço

· Dados de mercado apontam aumento no consumo de álcool durante o período de isolamento social causado pela pandemia¹

· Atenção aos sinais é fundamental: quando detectado precocemente, a probabilidade de sucesso no tratamento para esse tipo de câncer pode chegar a 90%²

A campanha Julho Verde é destinada a conscientização para o câncer de cabeça e pescoço (CCP), denominação genérica para tumores que atingem regiões como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais. Em geral esse câncer está associado ao tabagismo, mas 50% dos casos de câncer diagnosticados nesta categoria estão relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, segundo estudo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)². Nos casos específicos para o tumor maligno na cavidade oral, o número sobe para 70%³.

Os dados são alarmantes especialmente levando em conta o momento de isolamento social, em que índices de mercado apontam que o consumo de álcool aumentou durante a pandemia da COVID-19. Um levantamento mostrou um crescimento de 94% nas vendas de bebidas alcoólicas online entre final de fevereiro e maio, em comparação com o mesmo período o ano passado¹. Outros dados apontam ainda um aumento na venda de bebidas alcoólicas de 38% nas distribuidoras, 27% nas lojas de conveniência e 26% nos serviços de entrega em domicílio, em Minas Gerais4. Desde maio aumentaram também o número de encontros dos Alcoólicos Anônimos no Brasil, segundo a entidade, levando a um total de 2.900 reuniões, com 17,9 mil participantes.

Outro número que chama atenção é de que seis em cada dez dos pacientes com CCP atendidos no ICESP são diagnosticados em estágio avançado da doença, diminuindo as chances de sucesso no tratamento para 40%².

“Ações de alerta e informação são essenciais para a mudança desse cenário, uma vez que quando detectada precocemente, a probabilidade de cura pode chegar a 90%²”, explica o médico Marco Kulcsar, Chefe de Clinica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do ICESP. “Apesar de estarmos em um período que precisamos manter o isolamento social, é importante monitorarmos o uso de álcool e tabaco, além de ficarmos atentos aos sinais, mantendo o contato com o médico, mesmo que digitalmente, por meio da telemedicina”. O médico ainda complementa que apesar do fumo ser o fator de risco principal para esse tipo de câncer, o álcool também ocasiona a doença e o sinergismo dos dois vícios aumenta em 10 vezes a probabilidade de surgir um tumor maligno.

Os tumores malignos de boca e faringe, em seu início tem poucos sintomas, mas úlceras ou sensação de corpo estranho nessa região e em indivíduos com o vício do fumo e álcool, merecem atenção, principalmente quando persistem por mais de 15 dias, devendo ser submetidos a avaliação médica e/ou odontológica. Nos casos do câncer de laringe (cordas vocais), o sinal mais precoce é a rouquidão que deve ser avaliada por um exame endoscópio da laringe (laringoscopia). Com o avanço da doença, esses tumores apresentam uma piora dos sinais e sintomas e podem aparecer, dores locais, sangramentos e aftas sem melhora espontânea, além de metástases linfonodais (caroços ou ínguas) no pescoço e nos tumores da laringofaringe com a disfagia (dificuldade para engolir)5.

Tratamento

Os tratamentos terapêuticos para CCP podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou uma combinação de tratamentos. A localização do tumor, o estádio da doença, a idade do paciente e o quadro geral de saúde são fatores que contribuem para a escolha do tratamento mais adequado para cada paciente. O mais importante é o tratamento individualizado, considerando as particularidades de cada caso, oferecendo o melhor tratamento disponível para promover a cura com uma boa qualidade de vida.

Referências

1- Associação Brasileira de Supermercados – Disponível em https://www.abras.com.br/clipping.php?area=10&clipping=708 35em. Acessado em julho de 2020

2- Governo de São Paulo, 2019. Disponível em http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/maioria-dos-pacientes-detecta-cancer-de-cabeca-e-pescoco-em-estagio-avancado/ (Acessado em julho de 2020).

3- Losi-Guembarovski R, Menezes RP, Poliseli F, Chaves VN, Kuasne H, Leichsenring A, Maciel ME, Guembarovski AL, Oliveira BW, Ramos G, Mizuno LT, Cavalli IJ, Ribeiro EM, Colus IM. Oral carcinoma epidemiology in Parana State, Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2009;25(2):393-400.

4 - Assembleia legislativa de Minas Gerais. COVID-19: VENDA E CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS AUMENTA DURANTE ISOLAMENTO. Disponível em https://www.almg.gov.br/acompanhe/tv_assembleia/videos/index.html?idVideo=1518474. Acessado em julho de 2020.

5- Oncoguia. Sinais e Sintomas do Câncer de Cabeça e Pescoço. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/2840/485/#:~:text=Os%20sinais%20e%20sintomas%20do,%E2%80%8Bpor%20outras%20condi%C3%A7%C3%B5es%20cl%C3%ADnicas. Acessado em julho de 2020

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 57.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras de viver mais qualitativas e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2019, a Merck gerou vendas de € 16,2 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a empresa prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono na área da saúde, MilliporeSigma em ciências da vida e EMD Performance Materials.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS