SEGS Portal Nacional

Saúde

Infertilidade sem causa aparente: entenda quando ela é diagnosticada e quais os tratamentos

  • Quarta, 29 Julho 2020 10:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  michelle rosadini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

10% dos problemas de fertilidade de um casal estão relacionados a fatores desconhecidos; ausência de respostas não significa falta de tratamento, conforme explica especialista

Quando um casal enfrenta problemas de infertilidade, sabe-se que 40% dos casos podem estar relacionados a fatores femininos, outros 40% a fatores masculinos, 10% pela combinação de ambos e outros 10% por causas desconhecidas – é a chamada infertilidade sem causa aparente (ISCA). Conforme explica o Dr. João Pedro Junqueira Caetano, ginecologista e especialista em reprodução assistida da clínica Pró-Criar, esse diagnóstico só é constatado após uma investigação criteriosa e profunda, tanto da saúde do homem quanto da mulher. “Após 24 meses de vida sexual ativa, ciclos menstruais regulares e nenhuma alteração identificada depois dos exames necessários – dosagens hormonais, radiografia do útero e das trompas, ultrassonografias transvaginais, inclusive com preparo intestinal para avaliação de endometriose, cariótipo do casal, pelo menos dois espermogramas completos com morfologia estrita e fragmentação do DNA espermático – então chegamos ao diagnóstico de ISCA”, explica o especialista.

Apesar de muitos casais se sentirem preocupados e amedrontados nessa situação, a ausência de respostas não significa falta de tratamento. Segundo Dr. João Pedro, existem opções na medicina reprodutiva para esses casos também, como o coito programado (indução da ovulação), a inseminação artificial e a fertilização in vitro. “Para decidir qual o melhor tratamento a ser aplicado, o especialista levará em conta fatores como idade da mulher e tempo de infertilidade”, afirma.

Ainda de acordo com o especialista da Pró-Criar, é importante destacar que, independentemente de as causas da infertilidade serem ou não diagnosticadas, o casal que pretende ter filhos deve manter hábitos de vida saudáveis, como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, perder peso, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. “Esses detalhes podem fazer toda a diferença no resultado de um tratamento, inclusive para quem está tentando engravidar de forma natural”, alerta.

Entenda os tipos de tratamentos indicados para a ISCA

· Coito programado

É um tratamento relativamente simples. O médico orienta o uso de medicamentos para induzir a ovulação e, no momento ideal, o casal deve ter relações sexuais no período em que a mulher está mais fértil. Com isso, a chance de uma fecundação acontecer pode aumentar. O acompanhamento é feito com ultrassonografias seriadas para avaliar se o folículo e endométrio estão crescendo. Vale ressaltar que a relação sexual programada é indicada principalmente para casais em que a mulher tem dificuldades de ovulação, como síndrome dos ovários policísticos e tem menos que 35 anos.

· Inseminação artificial

Esse tratamento tem grandes semelhanças com a relação sexual programada, mas nesse caso, os espermatozoides não são colocados no útero de maneira natural. Na inseminação, eles são coletados, processados e inseridos no útero por meio de um cateter delicado. Esse tipo de tratamento é indicado para casais em que o tempo de infertilidade não é maior que dois ou três anos, pois depois desse tempo os resultados não têm se mostrado tão eficientes. Além disto funciona melhor quando a mulher tem menos que 35 anos

· Fertilização in vitro

A FIV é a opção mais EFICAZ e talvez por isso tenha os melhores resultados. O procedimento consiste em estimular a ovulação e coletar a maior quantidade de óvulos possível. Depois disso, eles são encaminhados a um laboratório de fertilização, onde são unidos aos espermatozoides para a fecundação. Neste caso a fertilização é IN VITRO e não In VIVO como no coito programado e na inseminação. O ou os embriões são depositados na cavidade uterina e a implantação, isto é, a gravidez quando ocorre é detectada através de exame de sangue (β-hCG) 9 a 12 dias depois da transferência dos embriões. Essa é a técnica com os melhores resultados, sendo que 50% a 60% das mulheres com menos de 35 anos engravidam com a FIV.

Sobre a Pró-Criar

A Pró-Criar, especializada em reprodução assistida, está completando 21 anos de atuação. A clínica tem como objetivo primordial aliar procedimentos técnicos a um atendimento acolhedor àqueles que buscam tratamento de fertilidade. Fundada em fevereiro de 1999pelo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, especialista em Reprodução Assistida pela AMB, a Pró-Criar é formada por uma equipe multidisciplinar de ginecologistas, urologista, embriologistas, psicólogos, e enfermeiras com larga experiência em todas as áreas da reprodução humana assistida. Em fevereiro de 2018 passou a integrar o Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version