Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Infertilidade sem causa aparente: entenda quando ela é diagnosticada e quais os tratamentos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  michelle rosadini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

10% dos problemas de fertilidade de um casal estão relacionados a fatores desconhecidos; ausência de respostas não significa falta de tratamento, conforme explica especialista

Quando um casal enfrenta problemas de infertilidade, sabe-se que 40% dos casos podem estar relacionados a fatores femininos, outros 40% a fatores masculinos, 10% pela combinação de ambos e outros 10% por causas desconhecidas – é a chamada infertilidade sem causa aparente (ISCA). Conforme explica o Dr. João Pedro Junqueira Caetano, ginecologista e especialista em reprodução assistida da clínica Pró-Criar, esse diagnóstico só é constatado após uma investigação criteriosa e profunda, tanto da saúde do homem quanto da mulher. “Após 24 meses de vida sexual ativa, ciclos menstruais regulares e nenhuma alteração identificada depois dos exames necessários – dosagens hormonais, radiografia do útero e das trompas, ultrassonografias transvaginais, inclusive com preparo intestinal para avaliação de endometriose, cariótipo do casal, pelo menos dois espermogramas completos com morfologia estrita e fragmentação do DNA espermático – então chegamos ao diagnóstico de ISCA”, explica o especialista.

Apesar de muitos casais se sentirem preocupados e amedrontados nessa situação, a ausência de respostas não significa falta de tratamento. Segundo Dr. João Pedro, existem opções na medicina reprodutiva para esses casos também, como o coito programado (indução da ovulação), a inseminação artificial e a fertilização in vitro. “Para decidir qual o melhor tratamento a ser aplicado, o especialista levará em conta fatores como idade da mulher e tempo de infertilidade”, afirma.

Ainda de acordo com o especialista da Pró-Criar, é importante destacar que, independentemente de as causas da infertilidade serem ou não diagnosticadas, o casal que pretende ter filhos deve manter hábitos de vida saudáveis, como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, perder peso, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. “Esses detalhes podem fazer toda a diferença no resultado de um tratamento, inclusive para quem está tentando engravidar de forma natural”, alerta.

Entenda os tipos de tratamentos indicados para a ISCA

· Coito programado

É um tratamento relativamente simples. O médico orienta o uso de medicamentos para induzir a ovulação e, no momento ideal, o casal deve ter relações sexuais no período em que a mulher está mais fértil. Com isso, a chance de uma fecundação acontecer pode aumentar. O acompanhamento é feito com ultrassonografias seriadas para avaliar se o folículo e endométrio estão crescendo. Vale ressaltar que a relação sexual programada é indicada principalmente para casais em que a mulher tem dificuldades de ovulação, como síndrome dos ovários policísticos e tem menos que 35 anos.

· Inseminação artificial

Esse tratamento tem grandes semelhanças com a relação sexual programada, mas nesse caso, os espermatozoides não são colocados no útero de maneira natural. Na inseminação, eles são coletados, processados e inseridos no útero por meio de um cateter delicado. Esse tipo de tratamento é indicado para casais em que o tempo de infertilidade não é maior que dois ou três anos, pois depois desse tempo os resultados não têm se mostrado tão eficientes. Além disto funciona melhor quando a mulher tem menos que 35 anos

· Fertilização in vitro

A FIV é a opção mais EFICAZ e talvez por isso tenha os melhores resultados. O procedimento consiste em estimular a ovulação e coletar a maior quantidade de óvulos possível. Depois disso, eles são encaminhados a um laboratório de fertilização, onde são unidos aos espermatozoides para a fecundação. Neste caso a fertilização é IN VITRO e não In VIVO como no coito programado e na inseminação. O ou os embriões são depositados na cavidade uterina e a implantação, isto é, a gravidez quando ocorre é detectada através de exame de sangue (β-hCG) 9 a 12 dias depois da transferência dos embriões. Essa é a técnica com os melhores resultados, sendo que 50% a 60% das mulheres com menos de 35 anos engravidam com a FIV.

Sobre a Pró-Criar

A Pró-Criar, especializada em reprodução assistida, está completando 21 anos de atuação. A clínica tem como objetivo primordial aliar procedimentos técnicos a um atendimento acolhedor àqueles que buscam tratamento de fertilidade. Fundada em fevereiro de 1999pelo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, especialista em Reprodução Assistida pela AMB, a Pró-Criar é formada por uma equipe multidisciplinar de ginecologistas, urologista, embriologistas, psicólogos, e enfermeiras com larga experiência em todas as áreas da reprodução humana assistida. Em fevereiro de 2018 passou a integrar o Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar