Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inverno 2020: aquecer o corpo e fortalecer a imunidade é possível

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Biral
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Para repor os nutrientes essenciais à saúde durante o inverno, é preciso cuidar da alimentação. Veja algumas opções que, além de fortalecer o organismo, mantém o corpo aquecido!

Quando a temperatura começa a diminuir, nosso corpo tem a tendência de baixar a imunidade, por várias razões. Manter a imunidade alta no inverno é essencial para evitar as doenças comuns como gripes e resfriados.

Ainda mais em tempos de pandemia de um vírus respiratório, como o Covid-19, cuidar da saúde e imunidade se tornou algo primordial. Uma análise feita nas pessoas que foram infectadas com o novo coronavírus mostrou que, os que estavam com uma imunidade mais alta, responderam melhor à doença.

E como podemos cuidar da imunidade? Com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, é possível aquecer o corpo no inverno e fortalecer a imunidade, ao mesmo tempo.

Como a alimentação influencia na imunidade

A alimentação nos fornece os nutrientes e vitaminas essenciais para que o corpo esteja sempre saudável. Conforme vamos envelhecendo, podem surgir alguns problemas de absorção de vitaminas e minerais. Portanto é essencial acompanhar com um profissional para verificar os níveis de vitaminas necessárias, e o que fazer para manter sempre elevados.

Quando nossos pais nos diziam na infância que não era bom tomar sorvete no frio, eles estavam certos. Nosso corpo já gasta energia para nos manter aquecidos, se ingerirmos um alimento frio, ele terá que gastar mais energia para aquecer nosso alimento.

E é comum que nosso apetite esteja melhor no inverno já que, com o gasto maior de energia para manter a temperatura corporal, acabamos comendo mais ou optando por refeições com mais calorias. Mas é necessário vigiar estes excessos, de modo que é muito importante manter as refeições equilibradas, mesmo nessa estação.

Uma alimentação balanceada inclui o consumo de frutas, verduras, proteínas e carboidratos saudáveis, evitando alimentos industrializados. Além disso, ter boa noite de sono e controlar o estresse pode ajudar muito ao manter a saúde e a imunidade elevada.

Como as vitaminas agem no nosso corpo?

Selecionamos aqui algumas vitaminas essenciais para manter a imunidade alta no inverno, já que a estação é propícia para diferentes doenças respiratórias. Veja como elas agem no corpo!

1. Vitamina D

A vitamina D pode ser produzida pelo corpo ao contato da luz solar com a pele. Ajuda na força, equilíbrio e função muscular. Além disso, a vitamina D ajuda a emagrecer, de acordo com evidências científicas.

2. Vitamina C

Tem ação antioxidante e combate os radicais livres, estruturas que são responsáveis pelo envelhecimento das células de nosso organismo. É encontrada em frutas como a laranja, abacaxi, limão, morango, caju e verduras como alface, rúcula e agrião, além de alho, cebola e tomate. Pode ser reposta com suplementos e comprimidos efervescentes.

3. Ômega 3

Combate a baixa imunidade, além de estimular o funcionamento correto do sistema imunológico e nervoso, protegendo também a saúde cardiovascular. É encontrado naturalmente nos peixes, como salmão, atum, truta e sardinha.

4. Probióticos

São bactérias que existem no nosso intestino, atuando de forma que oferece benefícios, protegendo o organismo e auxiliando o processo de digestão. Muitos não sabem, mas cerca de 70% da saúde do nosso sistema imunológico depende do funcionamento correto do sistema gastrointestinal.

5. Zinco

É importante para várias reações químicas essenciais para o funcionamento do sistema imunológico, sistema nervoso e reprodutor. É encontrado nas proteínas animais, castanhas e oleaginosas, além de sementes de abóbora e girassol.

Como se alimentar de forma saudável no inverno e aquecer o corpo?

No inverno optamos por cardápios que contenham opções quentes. E, para aproveitar para ajudar o sistema imunológico a estar sempre saudável, é importante incluir nutrientes essenciais à saúde.

A bora notícia é que essa estação contribui muito para o consumo de alimentos e bebidas saudáveis. Veja uma lista com opções que, além de nutrir o corpo, o mantém aquecido!

1. Caldos e Sopas

Combine vegetais para fazer seus caldos e sopas ficarem nutritivos, além de ter maior sensação de saciedade por causa das fibras presentes nestes alimentos. São ótimas para se aquecer no inverno, além de ter diversas opções de combinações.

2. Chás

Aproveite para se aquecer com bebidas como o chá, mas tomando cuidado com a ingestão de açúcar refinado. Os chás, além de aquecerem, podem ajudar o sistema digestivo, trabalhando também no controle de peso. Na hora de adoçar, prefira mel ou açúcares menos refinados, como o mascavo.

Sem contar que muitos sabores proporcionam diferentes benefícios ao corpo, como o chá de canela, por exemplo. Este possui propriedade anti-inflamatória e também combate bactérias, como a Salmonella, bem como ajuda a proteger os neurônios, contribuindo assim, contra doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

3. Pequenas refeições

Prefira frutas ou gorduras boas, como as castanhas e outras oleaginosas para fazer as pequenas refeições. Elas vão ajudar a diminuir o consumo de alimentos industrializados, doces e salgadinhos. As castanhas também podem ser usadas salpicadas em cima de saladas e sopas, e as frutas podem ser usadas em chás.

Para quem não desperdiça um docinho, uma receita muito fácil pode saciar a vontade. Picar ou esmagar uma banana, salpicar canela e/ou cacau em pó e aquecer por até um minuto no micro-ondas. Após aquecida, pode ser adoçada com melado ou mel.

4. Hidratação

Por mais que tenhamos a sensação de ter menos sede no frio, a necessidade de hidratação é a mesma do que os dias quentes. A hidratação ajuda a manter a temperatura corporal regulada, na digestão e na absorção de nutrientes.

5. Faça algumas substituições

Não só no inverno, mas tenha o hábito de substituir as farinhas brancas por integral, como a farinha de aveia, farinha integral ou de linhaça. Elas ajudam no bom funcionamento do intestino, além de controlar o açúcar no sangue, prolongando a sensação de saciedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar