Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Julho Verde: mesmo com pandemia, em caso de sinais procure orientação médica

Especialista do IBCC Oncologia alerta para a ocorrência de rouquidão ou alteração na voz por mais de 15 dias

Já se tornou comum usarmos meses característicos para conscientização sobre alguns tipos de doença, como o Outubro Rosa, em que tratamos como prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. São iniciativas que têm como principal objetivo descobrir esses tumores em estágios iniciais, já que, dessa maneira, os médicos podem encontrar o tratamento mais correto e efetivo para o paciente.

Nesse sentido, a campanha Julho Verde visa conscientizar e combater o câncer de cabeça e pescoço já que os números de novos casos da doença são alarmantes.

Durante todo este mês, várias instituições, entidades de classe, órgãos governamentais e sociedade civil atuam com ações para ampliar a conscientização das pessoas por meio do mote "Seu Corpo é sua vida. Não o destrua!".

Para a médica Dra. Beatriz Cavalheiro, cirurgiã de cabeça e pescoço do IBCC Oncologia, o tema deste ano faz todo sentido. “Hábitos saudáveis e consciência corporal são responsabilidades de cada um. Nossa saúde é nosso maior patrimônio e a informação, obtida por meios confiáveis, é um dos recursos para preservá-la”, diz a especialista ao elencar dicas e sinais que devem der observados com atenção.

Rouquidão progressiva e por mais de 15 dias.
Alteração na voz.
Dor ou incômodo ao engolir.
Escarro ou tosse com sangue.
Falta de ar.
Feridas ou aftas se não cicatrizarem em 15 dias.
Nódulos no pescoço.

De acordo com a Dra. Beatriz, os cânceres de cabeça e pescoço podem ser agrupados em 4 áreas principais:

Tireoide
glândulas salivares
pele
via aéreo-digestiva alta (boca; garganta – orofaringe, hipofaringe e laringe; rinofaringe; cavidade nasal).

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores dessa região do corpo já estão entre os mais incidentes na população brasileira. Mesmo com a ocorrência de 43 mil novos casos para este ano e, apesar de frequente, as pessoas não dão a atenção devida para prevenir a doença.

Para a Dra. Beatriz, a única forma de reduzir esses números é pela conscientização a respeito dos principais fatores de risco. São eles:

fumar, tanto cigarro comum como eletrônico ou narguilé
consumir em excesso bebidas alcoólicas
ter má higiene oral
proceder com alimentação pobre em frutas e vegetais
ter dentes em mal estado geral de conservação

A médica destaca ainda outras três questões igualmente importantes:

a exposição ao sol sem proteção pode ser mais um fator de risco para a ocorrência de câncer de pele.
os efeitos do fumo e do álcool são potencializados quando presentes em um mesmo indivíduo e podem causar o câncer de garganta.
vacinar-se contra o HPV e usar preservativo podem ajudar a reverter o aumento de casos de cânceres associados a contaminação por via sexual.

Para a especialista é preciso mudar os hábitos de vida. Reconhecer o próprio corpo, ter atenção aos pequenos sinais e buscar precocemente atendimento médico ajudam no diagnóstico e tratamento iniciais e complementa “as lesões descobertas previamente, podem ainda ser pré-tumorais e isso reduz bastante os casos fatais”.

Por isso, se possuir traumas repetidos na boca, como aqueles que ocorrem em próteses dentárias com dentaduras mal ajustadas, procure um especialista. “Seja ativo na busca por atendimento profissional. Insista e trabalhe ativamente para que existam profissionais de saúde em sua comunidade!”, ressalta a médica.

“Os cânceres de cabeça e pescoço são curáveis, mas dependem do estágio em que são diagnosticados. Quanto mais precoce e inicial, maiores as chances de cura e menores as consequências do tratamento sobre a anatomia e a função do órgão afetado”, diz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS