Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Atividade física melhora condicionamento cardiorrespiratório e auxilia pessoas com asma

Especialistas do Hospital São Camilo e da SELFIT Academias recomendam exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, para quem tem problemas respiratórios

A atividade física é uma das práticas mais democráticas que existem. Com a devida recomendação médica e atenção às suas particularidades, todos podem e devem fazer. E assim também é para as pessoas portadoras de asma.

E é pensando nisso que especialistas da saúde falam sobre a importância de manter o corpo ativo para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e auxiliar na melhora da qualidade de vida de quem sofre com a doença.

Segundo o educador físico da SELFIT Academias Rafael Oliveira, a prática de exercícios aeróbicos fortalece o corpo e tende a aumentar a tolerância da pessoa com asma na realização de esforços físicos da vida cotidiana, como caminhar, subir escadas e correr, entre outros.

“Em outras palavras, a prática regular de atividade física aeróbica melhora a qualidade de vida do paciente asmático”, concorda o pneumologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Celso Padovesi, reforçando a opinião do especialista da SELFIT.

No entanto, o médico ressalta a importância de estar com os sintomas controlados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente há cerca de 235 milhões de pessoas com asma no mundo.

No Brasil, mais de 30% da população asmática não faz o tratamento de forma correta, levando a um descontrole da doença, conforme dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Sem o acompanhamento médico adequado, o paciente poderá sentir dificuldade para praticar exercícios físicos, correndo o risco de ter crises de falta de ar e tosse durante ou logo após a atividade.

“É recomendado que o paciente passe em uma avaliação com pneumologista antes de iniciar a prática de exercícios e siga fazendo o acompanhamento”, frisa o Dr. Celso.

Dicas de exercícios físicos para portadores de asma

Oliveira recomenda treinos de intensidade moderada. “A pessoa que tem asma pode realizar atividades de três a cinco vezes por semana com exercícios aeróbicos, iniciando com 20 minutos por dia.”

Segundo ele, com a evolução do seu condicionamento, é possível ampliar o tempo de treino para até 60 minutos por dia, sempre respeitando o intervalo de dez minutos entre cada atividade.

Para aumentar a resistência muscular, a dica do especialista é intercalar com exercícios focados nos grandes grupos musculares.

“A prática contínua moderada proporcionará o suporte necessário para atender ao aumento de estímulo gerado pelas atividades aeróbicas”, salienta.

Confira algumas das sugestões do educador físico da rede SELFIT:

Agachamento

Em pé, com as pernas afastadas e os pés posicionados para frente, flexione os joelhos como se fosse sentar.

Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

Flexões de braço

Na mesma posição da prancha frontal, porém com as mãos apoiadas no chão, flexione os braços e retorne à posição inicial.

Repetição: duas séries de seis flexões, com pausas de 30 segundos

Abdominais

Deitado com a barriga para cima, estique as pernas para o alto, apontando o calcanhar para cima. Faça um pêndulo com as pernas de forma sutil, sem tirar a lombar do chão.

Repetição: três séries de 15 flexões, com pausas de 30 segundos

Cuidados especiais

Nessa época do ano, os pacientes asmáticos costumam sofrer com a falta de ar, pois variações abruptas da temperatura e umidade do ar, muito frequentes no outono e inverno, são fatores que podem desencadear uma crise asmática.

Por isso, o pneumologista da Rede São Camilo recomenda ao paciente atenção especial ao aumento dos sintomas após o treino aeróbico, especialmente se o fizer ao ar livre em dias mais frios e secos.

“Não há contraindicação para praticar atividade física em dias mais frios, mas é crucial que o paciente mantenha seu tratamento medicamentoso e procure um pneumologista se houver sintomas de crise, para que seja precocemente tratado”, alerta.

Sobre a SELFIT

A SELFIT Academias foi fundada em 2012, com a primeira unidade implantada em Salvador, na Bahia. Desde então, atinge um crescimento médio de 100% e já opera como a segunda maior do segmento no Brasil.

Em 2015, decidiu associar-se ao fundo H.I.G Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento.

A SELFIT iniciou em 2019 um forte processo de expansão para o Sudeste brasileiro, que inclui o sistema de franquias também.

O formato da academia tem o objetivo de atender às necessidades dos alunos que desejam encontrar a sua melhor versão, desenvolvendo uma relação de felicidade, leveza e prazer com os exercícios.

Rede de Hospitais São Camilo

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por três hospitais modernos em São Paulo, que ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, além de realizar transplantes de medula óssea.

Hoje, a Rede presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece aproximadamente 800 leitos e um quadro clínico de mais de 7,4 mil médicos qualificados.

As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, e a Acreditação Internacional Canadense.

A Rede faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma organização religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis há mais de 400 anos. No Brasil desde 1922, a Rede conta com expertise, tradição em saúde e gestão hospitalar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS