Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Psicólogo mineiro lança canal educativo no YouTube sobre saúde mental

O espaço é dedicado à divulgação de conteúdo de utilidade pública, bem-estar e qualidade de vida

“Vamos falar de saúde mental?” É a partir desse questionamento que o ex-aluno de Psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube), Sérgio Marçal, convida o público para acompanhar vídeos sobre o tema em um canal que acaba de lançar no YouTube. A proposta de educação em saúde mental pela informação surgiu no curso dos quase 15 anos de trabalho dele no cuidado do sofrimento humano e de processos de adoecimento mental, período em que percebeu o desconhecimento e a banalização das pessoas a respeito das próprias emoções e sentimentos. A partir dessa observação, Sérgio sentiu a necessidade de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida deste público. Para assistir aos vídeos, clique aqui.

Graduado em Psicologia em 2006 e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e em Neuropsicologia, Sérgio é psicólogo clínico, consultor e palestrante. É também diretor da Diretoria de Atenção Psicossocial da Prefeitura Municipal de Uberaba, na qual responde pela coordenação da Rede de Saúde Mental do município. Possui experiência em gestão institucional e saúde mental, com habilidade de trabalho com projetos e cuidado em saúde mental na saúde pública, e, também, tem experiência como professor universitário. Na Uniube, é preceptor do Programa de Educação Tutorial Interprofissionalidade.

No YouTube, ele reúne a experiência adquirida ao longo destes anos para entregar ao público conteúdo de qualidade. “A ideia do projeto é levar informação para que as pessoas consigam perceber o sofrimento, reagir diante dele e desenvolver estratégias de enfrentamento para além de apenas sofrer. Para que elas consigam desenvolver novos ciclos, novos papéis e consigam se posicionar de maneiras diferentes na vida, produzindo, assim, estratégias, saúde mental e qualidade de vida para além do suportamento e da sobrevivência, que é comum na rotina de muitos de nós”, afirma.

O assunto abordado no primeiro vídeo não poderia ser outro: saúde mental em tempos de pandemia. Mesmo assim, Sérgio defende que o suporte emocional em situações de sofrimento seja abordado não apenas em momentos como este. “Os assuntos pertinentes à saúde mental são tratados de forma pontual diante de fatos específicos, como grandes acidentes, catástrofes e datas comemorativas. É preciso ter isso na rotina para sensibilizar e produzir o cuidado em saúde mental assim como se cuida de outros aspectos da vida”, diz.

Com duração média de quatro minutos, os vídeos são publicados semanalmente. Para que o público seja abastecido com mais informações, conteúdos são produzidos também para o perfil do psicólogo no Facebook e Instagram. “Por meio de uma linguagem alternativa que transita entre autores da psicologia, da psicanálise, da poesia e da literatura de forma geral, levamos para as pessoas a oportunidade de reflexão e de construção de uma maneira transversal e leve, para que elas consigam compreender e praticar de forma gradativa a construção deste conhecimento adquirido, ressignificando as duas vivências emocionais e produzindo saúde mental e qualidade de vida”, comenta.

Para Sérgio, falar de saúde mental de forma educativa na internet ajuda a quebrar estigmas e a tirar o sofrimento humano do lugar de vergonha e do lugar moral que tradicionalmente ocupa. “Precisamos sensibilizar as pessoas para cuidarem, assim como cuidam do corpo, da mente, para que consigam construir qualidade de vida e estar em paz com aquilo que conseguem e não conseguem lidar. Para que consigam sair da reprodução de conceitos e estereotipias de papéis e para que consigam lidar com o próprio eu, se libertar e produzir qualidade de vida na própria vida”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS