Brasil,

Especialista dá dicas para evitar dores no corpo causadas pelo isolamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com mais de 100 dias de isolamento social, as queixas de dores nas costas e pelo corpo são cada vez mais comuns entre a população. Apesar de o brasileiro já não ser muito ativo - cerca de 47% não pratica o mínimo de exercícios recomendável de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) -, o longo período com academias e parques fechados tem cobrado seu preço para as articulações de muita gente.

Além disso, as muitas semanas em home office também contribuem para as queixas, principalmente, relacionadas à hérnia de disco súbita ou piora do quadro existente. "Essas dores estão afetando mais aquelas pessoas que estão trabalhando de casa há muitas semanas, mas sem acesso ao equipamento adequado para preservar a ergonomia correta", afirma o ortopedista Pedro Baches Jorge, da Clínica SO.U.

Confira, abaixo, algumas dicas do especialista para evitar as lesões na coluna e joelho decorrentes do isolamento social:

Mantenha o peso

Não é fácil manter a forma durante um período tão desafiador, mas o excesso de peso dá uma sobrecarga muito grande no joelho. Além disso, manter o equilíbrio muscular principalmente do glúteo e coxa é fundamental. "Estes músculos são responsáveis por fazer com que o eixo dinâmico do joelho mude, fazendo com que os agachamentos que fazemos ao longo do dia forcem mais a parte interna ou externa do joelho e, aos poucos, sobrecarregue os meniscos", diz o ortopedista.

Faça exercícios

Para manter o fortalecimento do glúteo e da coxa, faça exercícios como agachamentos com avanço (caminhar com passos largos agachando a cada passo) e subida com uma perna (subir em degrau de escada ou outra superfície mais alta apenas com uma perna e mantendo as costas eretas). Outra dica são exercícios aeróbicos uma vez ao dia que ajudarão no fortalecimento do tronco. "Exercícios básicos como polichinelo e caminhada na esteira ou até mesmo no próprio corredor de casa são exemplos simples que podem ajudar", destaca o médico.

Atenção à postura no home office

O ideal seria que todos usassem uma cadeira ergonômica, que possui um encosto projetado para se adaptar melhor a curvatura da coluna. Mas para quem não tem cadeiras deste tipo em casa, é possível fazer adaptações para que a tela do computador esteja sempre na altura dos olhos e sempre que possível o corpo esteja em um ângulo de 90 graus (idealmente).

Faça pausas

É muito importante evitar ficar mais de 1 hora sentado em frente à tela (isso vale também para o retorno ao escritório). Pequenas pausas, mesmo de 5 minutos com alongamentos leves e uma caminhada no corredor, são suficientes para assegurar a nutrição dos discos vertebrais que são os amortecedores da coluna.

Sobre a Clínica SO.U

Fundada em 2008 pelo ortopedista Pedro Baches Jorge, a Clínica SO.U nasceu com objetivo de inovar o atendimento ortopédico e levá-lo a um patamar de qualidade e especialização nunca visto antes. Conta com três unidades, todas em São Paulo, dedicadas às diversas especialidades ortopédicas - joelho, coluna, mão e punho, ombro e cotovelo, quadril, pé e tornozelo, medicina esportiva, ortopedia pediátrica e oncologia ortopédica -, além de fisioterapia e clínica médica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar