Brasil,

Campanha alerta sobre Doença de Pompe

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quedas constantes. Fadiga. Fraqueza muscular. Dificuldade ao realizar pequenas ações cotidianas, como subir escadas ou levantar de uma cadeira. Tudo isso pode sinalizar a presença da Doença de Pompe, uma doença neuromuscular rara, progressiva e genética.

As manifestações clínicas da condição simulam outras doenças musculares e uma descoberta tardia é capaz de impactar diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Por essas e outras razões, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) realiza uma campanha para alertar os profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce.

“A Doença de Pompe ainda é pouco detectada no Brasil e, atualmente, há em torno de 150 a 180 pacientes diagnosticados. Muitos passam anos sem ter um diagnóstico. Na maioria das vezes, os exames solicitados não são adequados e acaba atrasando a constatação do quadro”, explica Edmar Zanoteli, neurologista e professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Com o mote “O que ninguém vê, os músculos sentem”, a ABN busca auxiliar o meio médico a mudar essa realidade e promover a conscientização sobre doença no Brasil. “O nosso objetivo é divulgar as principais manifestações clínicas da condição, como diagnosticá-la e as opções terapêuticas, ressaltando a necessidade do diagnóstico precoce”, comenta.

Decorrente de um defeito genético, que leva à deficiência de uma enzima chamada maltase ácida, a Doença de Pompe pode acometer qualquer faixa etária. Seja em adultos, adolescentes ou crianças, os principais sintomas são a intensa fraqueza muscular e a dificuldade respiratória progressiva.

Zanoteli explica que essas manifestações clínicas provocam um grande impacto na vida dos pacientes. “A fraqueza muscular acarreta limitações para executar atividades motoras importantes, tais como caminhar, correr e levantar-se do chão. Enquanto a fraqueza da musculatura respiratória provoca falta de ar e cansaço fácil”.

Apesar da maioria das doenças neuromusculares não apresentarem tratamento específico, a Doença de Pompe tem tratamento medicamentoso através da reposição enzimática e, se tratada desde os primeiros sinais, vidas podem ser transformadas.

De acordo com Zonateli “Além da reposição enzimática, considerada o tratamento mais eficaz para aliviar a progressão da doença, a abordagem multiprofissional é fundamental, incluindo reabilitação motora e respiratória.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar