SEGS Portal Nacional

Saúde

Dietas restritivas contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares e engordam, afirma psicóloga

  • Quarta, 08 Julho 2020 11:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leandro Leme
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Opções de dietas restritivas existem aos montes e são fáceis de serem encontradas. É comum o desejo por uma redução de peso rápida e a busca por alternativas “milagrosas” para que o objetivo seja atingido.

No entanto, a psicóloga especializada em Transtorno Compulsivo Alimentar (TCA), Valeska Bassan, que também é coordenadora do AMBULIM na USP, faz um alerta. “Um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento dos Transtornos Alimentares são as dietas restritivas que podem agravar o quadro de obesidade pelo chamado efeito rebote, você se torna um obcecado por comida”, explica.

As pessoas com o Transtorno não conseguem parar de comer mesmo tendo a sensação de saciedade e desconforto abdominal, e é normal queprefira comer sozinha, pois sentem vergonha da falta de controle durante os episódios de compulsão.

A especialista ressalta que o Transtorno Compulsivo Alimentar é diferente da anorexia ou bulimia nervosa. “No primeiro caso a pessoa para de comer, e no segundo a culpa pela compulsão resulta em comportamentos compensatórios, como indução dos vômitos e/ ou excesso de exercício. Todos tem tratamento”, diz.

Ela complementa que é um mito achar que a doença está limitada a pessoas obesas, podendo ocorrer em pessoas com peso normal e ressalta que existem sintomas que merecem atenção. Comer escondido, sentir-se culpado após as refeições, sensação de inadequação junto à sociedade e tentativas fracassadas de dieta são sinais que devem ser levados em conta sempre.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 2,6% da população mundial sofre de Transtorno Compulsivo Alimentar (TCA). O Brasil tem uma das taxas mais altas do mundo, de 4,7%, quase o dobro da média mundial, sendo mais recorrente entre jovens de 14 a 18 anos.

Já um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que 77% das jovens apresentam propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, como anorexia, bulimia e compulsão por comer. Cerca de 50% das pessoas que apresentam o transtorno são obesas, sendo que 15% são obesas mórbidas.

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) revela que pelo menos sete em cada dez brasileiros já tentaram eliminar alguns quilos sem acompanhamento, contudo 95% reconheceram que os médicos e nutricionistas são os profissionais mais confiáveis para indicar uma dieta.

Valeska afirma que a palavra da vez é equilíbrio na alimentação, além da não restrição de nenhum grupo de alimentos, especialmente os favoritos. “Se o paciente gosta de beber álcool, ele não precisa cortar totalmente o consumo, mas sim aprender a consumi-lo de forma prazerosa e consciente, o que ensinamos durante as sessões de terapia”.

De acordo com estudos feitos pela nutricionista, Sophie Deram, PhD em endocrinologia, fazer dietas de restrição alimentar não funcionam. Segundo dados científicos, 95% das pessoas que optam por esse método de emagrecimento voltam a engordar dentro de um período de 6 meses a 2 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version