Brasil,

Dietas restritivas contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares e engordam, afirma psicóloga

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leandro Leme
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Opções de dietas restritivas existem aos montes e são fáceis de serem encontradas. É comum o desejo por uma redução de peso rápida e a busca por alternativas “milagrosas” para que o objetivo seja atingido.

No entanto, a psicóloga especializada em Transtorno Compulsivo Alimentar (TCA), Valeska Bassan, que também é coordenadora do AMBULIM na USP, faz um alerta. “Um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento dos Transtornos Alimentares são as dietas restritivas que podem agravar o quadro de obesidade pelo chamado efeito rebote, você se torna um obcecado por comida”, explica.

As pessoas com o Transtorno não conseguem parar de comer mesmo tendo a sensação de saciedade e desconforto abdominal, e é normal queprefira comer sozinha, pois sentem vergonha da falta de controle durante os episódios de compulsão.

A especialista ressalta que o Transtorno Compulsivo Alimentar é diferente da anorexia ou bulimia nervosa. “No primeiro caso a pessoa para de comer, e no segundo a culpa pela compulsão resulta em comportamentos compensatórios, como indução dos vômitos e/ ou excesso de exercício. Todos tem tratamento”, diz.

Ela complementa que é um mito achar que a doença está limitada a pessoas obesas, podendo ocorrer em pessoas com peso normal e ressalta que existem sintomas que merecem atenção. Comer escondido, sentir-se culpado após as refeições, sensação de inadequação junto à sociedade e tentativas fracassadas de dieta são sinais que devem ser levados em conta sempre.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 2,6% da população mundial sofre de Transtorno Compulsivo Alimentar (TCA). O Brasil tem uma das taxas mais altas do mundo, de 4,7%, quase o dobro da média mundial, sendo mais recorrente entre jovens de 14 a 18 anos.

Já um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que 77% das jovens apresentam propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, como anorexia, bulimia e compulsão por comer. Cerca de 50% das pessoas que apresentam o transtorno são obesas, sendo que 15% são obesas mórbidas.

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) revela que pelo menos sete em cada dez brasileiros já tentaram eliminar alguns quilos sem acompanhamento, contudo 95% reconheceram que os médicos e nutricionistas são os profissionais mais confiáveis para indicar uma dieta.

Valeska afirma que a palavra da vez é equilíbrio na alimentação, além da não restrição de nenhum grupo de alimentos, especialmente os favoritos. “Se o paciente gosta de beber álcool, ele não precisa cortar totalmente o consumo, mas sim aprender a consumi-lo de forma prazerosa e consciente, o que ensinamos durante as sessões de terapia”.

De acordo com estudos feitos pela nutricionista, Sophie Deram, PhD em endocrinologia, fazer dietas de restrição alimentar não funcionam. Segundo dados científicos, 95% das pessoas que optam por esse método de emagrecimento voltam a engordar dentro de um período de 6 meses a 2 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar