SEGS Portal Nacional

Saúde

Saiba como driblar a perda de paladar ocasionada pela Covid-19 e continuar alimentando bem o corpo

  • Quarta, 08 Julho 2020 18:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Perda de paladar e olfato, juntamente com toda piora no estado geral do corpo por conta do agente infeccioso do Novo Coronavírus, pode comprometer o apetite e interferir na dieta. Médica nutróloga explica maneiras de driblar a situação

Dois dos sintomas mais característicos para identificar a infecção pelo Novo Coronavírus são a perda do paladar e do olfato. “A ageusia (perda completa do paladar) ou a hipogeusia (perda parcial) associadas ou não com a anosmia (perda do olfato) são sintomas muito comuns e geralmente transitórios da Covid-19. Alguns relatos científicos descrevem que os sintomas estão presentes em pelo menos 2/3 dos casos. A ausência do apetite pode se agravar com a perda do paladar, porém o estado geral é o principal fator que compromete o apetite. Toda doença infecciosa com piora do estado geral, períodos de febre e sintomas respiratórios (como falta de ar) pode ter impactos negativos na ingestão alimentar. Com a perda do olfato e do paladar esse comprometimento é ainda maior”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

A perda do olfato também costuma comprometer o apetite, já que muitos alimentos contam com cheiros que estimulam a vontade de comer. Essa perda de paladar e olfato geralmente é parcial e transitória. “No caso da Covid-19 tanto a perda do paladar como do olfato geralmente é passageira, na maioria dos casos com duração de média de 10 dias, porém existem relatos de casos persistentes de até 60 dias e ainda raramente por períodos maiores”, afirma. Mas, mesmo assim ela é preocupante, sobretudo nesse momento em que a alimentação deve continuar fornecendo nutrientes para fortalecer o sistema imune. “Por isso, a dieta equilibrada deve ser mantida e ser prioritária para o pronto reestabelecimento, acompanhada de um adequado consumo de líquidos, pois os episódios de febre desidratam o organismo”, diz a médica. “Esse pode ser um momento propicio para o paciente experimentar alimentos saudáveis que ele não costuma gostar por conta do cheiro ou do sabor, já que o paladar seletivo não estará tão prevalente”, afirma a médica.

A médica ressalta que nesse período de sintomas é melhor manter uma dieta saudável, que traga bons nutrientes e conforto físico. “O uso de ervas aromáticas e especiarias para acentuar os sabores e aromas pode ser uma ótima estratégia. Pimentas também podem ser utilizadas sem exageros.” A médica lembra que o sal e o açúcar devem ter toda a atenção, pois seu consumo não deve ser aumentado por causa da falta de paladar, já que o exagero na ingestão está ligado à piora das funções circulatórias – e a Covid-19 pode interferir na questão sanguínea inclusive com formação de coágulos, segundo estudos.

Por fim, a médica destaca alguns alimentos que aguçam o paladar e podem ajudar nesse período: “Podemos usar ervas aromáticas como salsa, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho, alecrim, manjerona, alfavaca, orégano e especiarias como cúrcuma, gengibre, canela, mostarda, raiz forte, canela, cravo, pimentas, além de alho e cebola, que podem ajudar a acentuar o sabor dos alimentos, sem impactar negativamente em sua qualidade e ainda trazer funcionalidades, já que apresentam características anti-inflamatórias, antioxidantes e de reforço ao sistema imunológico”, finaliza a médica.

FONTE:

*DRA. MARCELLA GARCEZ, Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologiado Hospital do Servidor Público de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version