Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como driblar a perda de paladar ocasionada pela Covid-19 e continuar alimentando bem o corpo

Saiba como driblar a perda de paladar ocasionada pela Covid-19 e continuar alimentando bem o corpo

Perda de paladar e olfato, juntamente com toda piora no estado geral do corpo por conta do agente infeccioso do Novo Coronavírus, pode comprometer o apetite e interferir na dieta. Médica nutróloga explica maneiras de driblar a situação

Dois dos sintomas mais característicos para identificar a infecção pelo Novo Coronavírus são a perda do paladar e do olfato. “A ageusia (perda completa do paladar) ou a hipogeusia (perda parcial) associadas ou não com a anosmia (perda do olfato) são sintomas muito comuns e geralmente transitórios da Covid-19. Alguns relatos científicos descrevem que os sintomas estão presentes em pelo menos 2/3 dos casos. A ausência do apetite pode se agravar com a perda do paladar, porém o estado geral é o principal fator que compromete o apetite. Toda doença infecciosa com piora do estado geral, períodos de febre e sintomas respiratórios (como falta de ar) pode ter impactos negativos na ingestão alimentar. Com a perda do olfato e do paladar esse comprometimento é ainda maior”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

A perda do olfato também costuma comprometer o apetite, já que muitos alimentos contam com cheiros que estimulam a vontade de comer. Essa perda de paladar e olfato geralmente é parcial e transitória. “No caso da Covid-19 tanto a perda do paladar como do olfato geralmente é passageira, na maioria dos casos com duração de média de 10 dias, porém existem relatos de casos persistentes de até 60 dias e ainda raramente por períodos maiores”, afirma. Mas, mesmo assim ela é preocupante, sobretudo nesse momento em que a alimentação deve continuar fornecendo nutrientes para fortalecer o sistema imune. “Por isso, a dieta equilibrada deve ser mantida e ser prioritária para o pronto reestabelecimento, acompanhada de um adequado consumo de líquidos, pois os episódios de febre desidratam o organismo”, diz a médica. “Esse pode ser um momento propicio para o paciente experimentar alimentos saudáveis que ele não costuma gostar por conta do cheiro ou do sabor, já que o paladar seletivo não estará tão prevalente”, afirma a médica.

A médica ressalta que nesse período de sintomas é melhor manter uma dieta saudável, que traga bons nutrientes e conforto físico. “O uso de ervas aromáticas e especiarias para acentuar os sabores e aromas pode ser uma ótima estratégia. Pimentas também podem ser utilizadas sem exageros.” A médica lembra que o sal e o açúcar devem ter toda a atenção, pois seu consumo não deve ser aumentado por causa da falta de paladar, já que o exagero na ingestão está ligado à piora das funções circulatórias – e a Covid-19 pode interferir na questão sanguínea inclusive com formação de coágulos, segundo estudos.

Por fim, a médica destaca alguns alimentos que aguçam o paladar e podem ajudar nesse período: “Podemos usar ervas aromáticas como salsa, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho, alecrim, manjerona, alfavaca, orégano e especiarias como cúrcuma, gengibre, canela, mostarda, raiz forte, canela, cravo, pimentas, além de alho e cebola, que podem ajudar a acentuar o sabor dos alimentos, sem impactar negativamente em sua qualidade e ainda trazer funcionalidades, já que apresentam características anti-inflamatórias, antioxidantes e de reforço ao sistema imunológico”, finaliza a médica.

FONTE:

*DRA. MARCELLA GARCEZ, Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologiado Hospital do Servidor Público de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS