Brasil,

O home office está mexendo com a sua saúde?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angélica Soller
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com pandemia do Covid 19 e as significativas mudanças no ambiente corporativo, o modelo home office já esta sendo considerado o “novo normal”. Mas, em muito casos, pode estar afetando a saúde física e emocional do funcionário.

Acordar, tomar café, se arrumar e sair para o trabalho. Só que não. Para muitas pessoas, essa rotina não existe mais. O “sair para trabalhar” mudou de endereço. O expediente agora é de casa, com o notebook no colo, ou na mesa de jantar ou no balcão da cozinha americana, sentado no banquinho. Este é o cenário do ano 2020, marcado por grandes mudanças, tanto na esfera profissional como pessoal, por conta do Coronavírus que se espalhou pelo mundo. A necessidade de migração do ambiente corporativo para o doméstico, talvez seja um dos maiores desafios que as empresas e seus colaboradores estão enfrentando. A fim de ajustar a rotina a essa nova realidade - cuja tendência é se transformar em um “novo normal”- alguns cuidados devem ser observados para preservar a saúde física e mental, e não comprometer a produtividade no trabalho.

Foi pensando nisso que as fisioterapeutas Gabriela Biagioni e Karin Hornos, sócias da Clínica Fisio Articular lançaram o “Saúde em Home Office”, programa multidisciplinar que contempla a assessoria nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e atividade física. “A partir do momento em que os colaboradores das empresas passaram a trabalhar em casa, percebemos em nossos clientes um aumento considerável nas queixas de dores nas costas, nos ombros, no pescoço, além de sintomas de ansiedade e uma certa confusão geral na organização do seu dia a dia”, explica Gabriela Biagioni.

A ergonomia é fundamental para o conforto

O programa “Saúde em Home Office” prevê uma série de medidas para adequar o funcionário ao novo local de trabalho. Por meio de entrevistas online e aplicação de questionários para observar as condições de saúde, ambiente e recursos materiais do colaborador, a equipe chega a um diagnóstico e, a partir daí, sugere os ajustes necessários. A começar pela ergonomia: altura da mesa, tipo de cadeira, posição do computador e do teclado, apoio para braços e pernas, são algumas alterações que fazem toda a diferença no conforto e bem-estar durante a jornada de trabalho.

A proposta traz ainda orientações importantes para que cada um organize sua rotina, com horários e agendas definidos, aulas de exercícios laborais de alongamento, fortalecimento, respiração e treino ocular para visão cansada por tempo de tela. Inclui-se também a sugestão de alimentos e cardápio para uma dieta saudável e balanceada, atividade física diária, tudo adaptável ao ambiente disponível.

Deborah Navarro, 48, gerente de vendas e Trade Marketing Latam da empresa Lindt, foi uma das clientes que adotou o home office e considera essa assessoria muito benéfica: “Me surpreendi com a abrangência do atendimento, pois foi além do corpo muscular, analisando outros parâmetros, como nutrição e mente. Me senti muito bem cuidada”.

O publicitário Victor Wedemann, 30, da empresa BMW, também avaliou positivamente o programa “Saúde em Home Office”. Wedemann recebeu orientações sobre ergonomia, alimentação, planejamento de rotina e participou de sessões de alongamento e exercícios respiratórios. “As aulas de alongamento foram muito boas, especialmente as de alongamento ocular, que não conhecia, e agora faço todos os dias. Os exercícios de respiração também têm me ajudado na concentração e no controle da ansiedade. Posso afirmar que, no meu caso, melhorou a produtividade, a minha postura física e organizou a minha mente”.

Caso a empresa contrate a assessoria da Clínica Fisio Articular, os tratamentos serão formatados sob medida- individual ou em grupo- de acordo com as necessidades observadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar