Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Obesidade pode afetar a fertilidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  michelle rosadini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Além de ser fator de risco para a Covid-19, excesso de peso compromete saúde reprodutiva de homens e mulheres, resultando, entre outros fatores, em perda da qualidade de óvulos e espermatozoides

A obesidade tem sido considerada por muitos especialistas como um dos males do século XXI. No Brasil, o peso médio da população deu um salto significativo nas últimas décadas: a parcela de pessoas com essa condição no país pulou de 11,8%, em 2006, para 20,3%, em 2019 – uma alta de 72% –, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Isso significa que dois em cada 10 brasileiros estão obesos.

De acordo com Dr. João Pedro Junqueira Caetano, ginecologista e especialista em reprodução assistida da Pró-Criar, vale destacar que, além de estar relacionada a problemas coronarianos, diabetes, hipertensão e ser fator de risco para a Covid-19, a obesidade também pode afetar a fertilidade. “O excesso de peso pode ocasionar, por exemplo, um distúrbio na produção e metabolização do estrógeno (hormônio sexual fabricado pelos ovários), resultando em irregularidade do ciclo menstrual e uma ovulação não efetiva, além de aumentar o risco de se desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos”, explica.

Ainda segundo o especialista, mulheres acima do peso têm maior risco de abortamento e estão mais propensas a problemas durante o pré-natal e o parto. “Um quadro de obesidade pode ampliar o risco de se desenvolver diabetes gestacional e até pré-eclâmpsia, ocasionada pelo aumento da pressão arterial. Essas complicações podem ocasionar parto prematuro e, no caso da diabetes, aumentar os riscos para o bebê”, alerta Dr. João Pedro.

Já no homem, o excesso de gordura altera as taxas de dois hormônios importantes, reduzindo o nível de testosterona e aumentando o de estradiol, o que compromete a produção de esperma. "Além de prejudicar o ciclo hormonal masculino, em homens com sobrepeso são registrados maiores índices de queda na produção e na qualidade dos espermatozoides”, destaca o especialista da Pró-Criar.

Com relação aos tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, Dr. João Pedro ressalta que a obesidade NÃO piora os resultados ou as chances de sucesso. Assim, mesmo que seja importante perder peso, pacientes com dificuldade para engravidar não devem perder tempo em procurar um médico. “Todos os casais com planos de ter filhos devem ficar atentos não apenas à questão da obesidade, mas à saúde de modo geral. A receita é simples e vale para todos, independentemente do sexo ou idade: crie o hábito de manter uma alimentação saudável e equilibrada e pratique regularmente alguma atividade física. E, tão importante quanto, é procurar um especialista para orientar e esclarecer todas as suas dúvidas”, finaliza.

Sobre a Pró-Criar

A Pró-Criar, especializada em reprodução assistida, está completando 21 anos de atuação. A clínica tem como objetivo primordial aliar procedimentos técnicos a um atendimento acolhedor àqueles que buscam tratamento de fertilidade. Fundada pelo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, especialista em Reprodução Assistida pela AMB, em fevereiro de 1999, a Pró-Criar é formada por uma equipe multidisciplinar de ginecologistas, urologista, embriologistas, psicólogos, e enfermeiras com larga experiência em todas as áreas da reprodução humana. Em fevereiro de 2018 passou a integrar o Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar