Brasil,

Pilates na Terceira Idade: Menos Quedas e Dores Musculares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  vera scaff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Soraya Couto Skaf (*)

A população idosa vem crescendo de forma acelerada no Brasil. Projeções indicam que em 2060 em torno de 25% deste contingente terá 60 anos ou mais.

Esse crescimento não é percebido apenas aqui no país, mas em todo o mundo, resultado de conquistas socioeconômicas obtidas nas últimas décadas que se refletiram, por exemplo, em avanços na medicina.

Com o passar dos anos, nosso corpo tende a apresentar mudanças físicas e cognitivas, como resposta a um envelhecimento natural das estruturas anatômicas.

Dores articulares e musculares são extremamente comuns e estão entre as principais queixas, porém não podem ser negligenciadas. Distúrbios de atenção, concentração, reflexos e equilíbrio também são comumente encontrados e estão intimamente relacionados com as tão temidas quedas.

Idosos necessitam de uma atenção especial, de um acompanhamento cauteloso multiprofissional, que normalmente costuma envolver médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, entre outros.

Consenso entre todos os profissionais, a realização de atividades físicas, em todas as idades, promove o bem-estar físico e psicológico dos praticantes. Idosos devem buscar atividades que evitem impactos e sejam de baixa carga, se possível com acompanhamento de um especialista.

O pilates é uma atividade física que envolve respiração, concentração, fortalecimento muscular e alongamentos. As aulas, em sua maioria, são ministradas para pequenos grupos, com exercícios direcionados, personalizados e sem impactos e excesso de carga.

Os idosos têm buscado cada vez mais esta atividade física, muitas vezes por indicação de médicos geriatras, ortopedistas e clínicos gerais, com o objetivo de prevenir e tratar lesões. Os benefícios são inúmeros.

O pilates é único, porque exercita sistematicamente todos os grupos musculares do corpo. Torna o idoso mais forte e flexível e menos propenso a cair, pois estimula o corpo a usar todos os músculos e ligamentos.

Ao fortalecer músculos maiores e menores e mais profundos, pode-se esperar uma melhor harmonia global do corpo. Na terceira idade, isso significa menos dores, maior amplitude de movimento e menos quedas.

Com o exercício de pilates para idosos, o "Core" ou o centro do seu corpo precisa ser o seu foco. Por fim, todos os movimentos e exercícios para o idoso, especialmente a caminhada, devem ser iniciados estabilizando primeiro o Core do corpo, o que envolve contrair os músculos abdominais profundos.

O objetivo é organizar o corpo de modo que a coluna esteja estável e os músculos abdominais, firmes; os membros, ativos e apoiados; os pés, móveis; e a respiração, consciente e regular. O pilates contribuirá para uma velocidade de marcha melhorada, relaxada e mais fluida. O treinamento, em aulas ou aparelhos, deve ser realizado sempre com o acompanhamento de um fisioterapeuta e com, no máximo, dois alunos por sessão, visto que a individualidade de cada pessoa da terceira idade deve ser respeitada.

O pilates proporciona uma relevante diminuição no número de quedas e queixas dolorosas em idosos que o praticam. O método é considerado uma atividade que estimula o âmbito cognitivo do aluno, trazendo, portanto, benefícios de concentração, memória e atenção.

(*) Soraya Couto Skaf, fisioterapeuta, é diretora da CURE – Clínica Unificada de Reabilitação– Fisioterapia e Pilates, especializada na prevenção e no tratamento de lesões ortopédicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar