Brasil,

Alteração da rotina por conta da pandemia pode ter efeitos sobre a saúde urinária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Alerta da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências vale para o público em geral e para os profissionais de Saúde

A saúde urinária é um tema negligenciado no Brasil. Milhões de brasileiros convivem com a perda ou retenção urinária, sem saber se já existe uma disfunção, passando a dar atenção apenas no agravamento desta condição quando a qualidade de vida já está prejudicada.

Apesar de existirem medidas que previnem e tratam de forma simples, pouco se fala no assunto, ficando restrito a serviços de saúde, para os quais o tema não é prioridade. “O tempo da pandemia é oportuno para discussão do tema por vários motivos, especialmente por termos mudado nossos hábitos, que já não eram tão saudáveis para o sistema urinário”, afirma a enfermeira estomaterapeuta Gisela Assis, da Associação Brasileira de Estomaterapia - Sobest. “Temos passado horas sentados em frente ao computador, esquecemos de nos hidratar, esquecemos de respeitar os intervalos para ir ao banheiro, além do estresse sob o qual estamos, que tem um impacto importante sobre a saúde pélvica e urinária”, ressalta. O ideal é estabelecer um intervalo máximo de três a quatro horas para esvaziar a bexiga.

Este é um tema relevante, também, para os profissionais de saúde, impedidos de ter hábitos saudáveis pelo uso contínuo de EPIs, os equipamentos de proteção individual. “Muitos estão sujeitos a longas horas utilizando a paramentação, com pouca possibilidade de troca, de intervalos para hidratação e para ir ao banheiro. Isso vai gerar prejuízos aos rins e ao trato urinário”, destaca Gisela Assis.

Um artigo científico assinado por pesquisadores de diversos países analisou alguns efeitos do novo coronavírus sobre à saúde urinária. “Além das relações já descritas sobre os sistemas respiratório, cardíaco e neurológico, a COVID-19 gera uma lesão renal em pacientes em estado mais grave. Este estudo internacional ressaltou os dados do impacto sobre a saúde dos rins, agravando os índices de mortalidade pela doença” explica a enfermeira estomaterapeuta Marta Lira, também da Sobest. “Podemos aproveitar esse tempo para criar bons hábitos ou esperar essa fase passar com o risco de conviver com suas consequências”, acrescenta a especialista.

SOBRE A SOBEST

A Associação Brasileira de Estomaterapia se consolida como entidade que promove a divulgação e valorização da Especialidade entre os profissionais de Enfermagem e de Saúde do país, que hoje assume destaque pelo compromisso com a ciência, ética e principalmente pela excelência do cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar