Brasil,

Mais que cáries: falta de higiene bucal pode originar doenças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Relaxamento com os cuidados diários com a boca durante o isolamento social preocupa especialista. Boca também pode revelar sinais de baixa imunidade do organismo

A boca é órgão de deleite para um dos maiores prazeres do ser humano - a alimentação - mas é também é porta de entrada para bactérias e outros microrganismos. Nela pode começar outros problemas de saúde, que vão além das cáries, gengivites e problemas nos dentes. Para se ter uma ideia, um estudo divulgado pelo Instituto do Coração (Incor), da Universidade de São Paulo (USP), aponta que 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal, podendo ser nos dentes, lábios, gengiva, língua e bochecha. Entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, AVC (acidente vascular cerebral) e até mesmo o infarto.

Por isso, manter a higiene bucal em dia e estar atento a alterações na boca é essencial. Mas o cirurgião-dentista André Ferreira, que possui um consultório no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, tem observado que, devido ao isolamento social, muitas pessoas têm descuidado de cuidados básicos como a escovação frequente. “A boca não é separada do restante do organismo, pelo contrário, através dela bactérias, vírus e fungos acessar a corrente sanguínea e se espalhar pelo restante do corpo, chegando aos outros órgãos”, explica.

Até mesmo pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) precisam de cuidados odontológicos. “Quando os médicos detectam alguma infecção na boca do paciente nos acionam, independente se o paciente está com alimentação convencional ou não, o que determina nossa intervenção é a gravidade do caso”, revela André. Ele detalha que nestas situações os dentistas realizam a remoção do foco de infecção, a qual pode ser dar por meio de profilaxia (limpeza simples), raspagens (limpeza profunda), eliminação de doenças gengivais, abcessos, cistos, entre outros.

Cuidados

O dentista recomenda que não se deve negligenciar os cuidados básicos da higiene bucal, como usar o fio dental e fazer a escovação regular após as refeições. “As pessoas devem fazer um check-up bucal no mínimo uma vez ao ano, no qual o profissional faz um exame clínico avaliando os dentes, bochechas e demais regiões bucais. Se necessário, são pedidos exames complementares”. Além disso, André ressalta que é preciso cuidar da alimentação. “Antigamente se falava que um grande vilão para os dentes era apenas o açúcar. Hoje sabemos que há lesões não cariosas e outros problemas que acontecem pelos alimentos ácidos”.

É na boca também onde aparece vários sinais da baixa imunidade, como aftas, diversas formas de estomatite, amigdalite, herpes e inflamações gengivais e periodontais. O ideal, diz o especialista, é observar sua cavidade bucal e procurar um especialista sempre que perceber sintomas recorrentes ou persistentes, além de aspectos físicos diferentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar