Brasil,

Leite materno é muito rico, independente da idade da mulher

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa científica desmistifica a crença de que é fraco se for de adolescente ou em idade materna avançada

Fatores imunológicos proporcionados pela amamentação são objetos de estudados nos extremos da gestação: da adolescência à idade materna avançada, em comparação com mulheres de faixa etária no meio termo. Dentre as constatações está a de que o leite materno é muito rico, independentemente da idade da mulher. Isso desmistifica a crença de que seja fraco nas idades maternas extremadas, mesmo diante da necessidade de outros estudos sobre a composição desse tipo de leite.

Artigo sobre a pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Ciências da Saúde, ofertado pela Unoeste, acaba de ser publicado na revista científica internacional Plos One, publicada pela Public Libray of Sicience, sediada em São Francisco, na Califórnia (EUA). A autora do estudo, enfermeira especialista em obstétrica e professora no curso de Medicina da Unoeste, Denise Vasconcelos de Jesus Ferrari, conta que em sua pesquisa buscou várias informações.

O foco principal esteve voltado para a concentração de citocinas no colostro em extremos de idade reprodutiva. O colostro é a primeira secreção láctea, produzida entre o segundo e terceiro dia após o parto, que contém vários componentes, entre os quais as citocinas, geradores de inúmeros benefícios nutricionais e imunológicos para o recém-nascido. O estudo também contemplou características sociodemográficas, gestacionais e perinatais para melhor avaliar possíveis interferências na qualidade do leite materno.

Extremos da gestação – Na Maternidade do Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente (SP), o estudo envolveu três grupos, assim formados: 177 adolescentes, 39 de idade materna avançada, 158 em idades intermediárias e classificadas como grupo controle, que serviu para fazer comparativos. As respectivas faixas etárias são de 10 a 24 anos, acima de 35 anos e de 25 a 34 anos. A adolescência que antes era definida até 19, saltou para os 24 anos.

No lado inicial dos extremos em gestação, a gravidez na adolescência é classificada mundialmente como problema de saúde pública, por causa das repercussões sociais e biológicas, tais como: abandono escolar, isolamento social, instabilidade emocional, maiores taxas de complicações durante o período e união estável precoce. Estas e outras condições podem resultar na restrição do crescimento intrauterino, parto prematuro e recém-nascido com baixo peso.

No lado final dos extremos, a mulher em idade materna avançada pode apresentar aumento de complicações obstétricas como hemorragia no parto, hipertensão induzida pela gestação, diabetes, gestação prolongada e ruptura prematura de membranas com o consequente parto prematuro. Assim como na adolescência, a gravidez tardia tem sido cada vez mais frequente por causa de casamentos tardios; maiores taxas de divórcios e novas uniões; e os avanços da tecnologia da reprodução assistida, entre outros motivos.

Melhor compreensão

O estudo com o artigo publicado na revista científica norte-americana mostra que as variáveis gestacionais, incluindo fatores econômicos e sociais, podem influenciar na composição do leite materno, mas que nem por isso este deixa de ser um alimento muito rico. O estudo também contribui para melhor compreensão sobre o tema em debate mundial sobre a necessidade do aleitamento materno e sem o desmame precoce, para favorecer a qualidade de vida da criança e da mãe.

O aleitamento materno faz parte das estratégias da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir a mortalidade infantil, inclusive como estratégia principal. O que evidência a importância da pesquisa com amostras de colostro obtidas por ordenha manual, entre 48 e 72 horas após o parto. As médias de idades das mulheres foram de 20 e 37 anos. As amostras coletadas, no máximo 10 ml por parturiente, foram congeladas a 80 graus negativos. Um estudo complexo, mas que em síntese avaliou a qualidade do leite materno em extremadas idades reprodutivas.

As análises foram realizadas no Laboratório de Imunopatologia da Relação Materno-fetal, no campus da Unesp em Botucatu. Houve também contribuição da pesquisadora científica Erika Kushikawa Saeki, diretora técnica do Núcleo de Ciências Químicas e Bromatológicas do Centro de Laboratório Regional Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente. Estiveram envolvidos em iniciação científica os estudantes Lucas Lima de Moraes e Letícia de Aguiar Campos, respectivamente dos cursos de Enfermagem e Biomedicina da Unoeste.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar