Brasil,

Testes rápidos são aliados para reabertura da economia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosangela Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Exames permitem o mapeamento da doença e o desenvolvimento de estratégias para a redução da curva de contágio

Após mais de três meses em isolamento social para combater o avanço da pandemia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), diversos estados e municípios brasileiros estão desenvolvendo protocolos para a retomada gradual das atividades econômicas. Dentre as regras estabelecidas pelos governos, a testagem em massa vem se mostrando uma das mais importantes, juntamente com medidas de higiene e proteção pessoal.

Grandes cidades, como São Paulo, têm reforçado a necessidade de que todos os colaboradores de lojas, escritórios e outros estabelecimentos que têm contato diário com o público, sejam submetidos a testes rápidos, para garantir uma retomada segura e evitar que o contágio se espalhe.

"Os testes rápidos são eficazes para identificar aqueles que estão contaminados ou que já tiveram contato com o vírus, além de permitir o mapeamento da evolução da doença, possibilitando traçar estratégias eficazes para a proteção do maior número possível de pessoas, sem a paralisação completa da economia", explica Alexandre Chieppe, diretor médico da Medlevensohn, distribuidora brasileira de produtos médico-hospitalares e uma das primeiras empresas a trazer esses produtos ao País.

A testagem massiva é altamente recomendável para que o poder público possa verificar o estágio de infecção de cidades e estados, de modo a preparar toda a rede hospitalar para atender aos pacientes mais graves, reduzindo a mortalidade por complicações provocadas pela Covid-19 e traçando a real dimensão da epidemia no País.

"A subnotificação é um enorme problema que precisa ser corrigido não apenas por distorcer o alcance do vírus, mas também porque prejudica o sucesso das medidas de prevenção adotadas, já que as pessoas passam a não confiar mais nos números divulgados, aumentando os contágios desnecessários e sobrecarregando o sistema hospitalar", acrescenta Chieppe.

Imunidade de rebanho

Ao fornecer um mapa completo do número de infectados pelo novo coronavírus, a aplicação de testes rápidos em muitas pessoas permite, também, saber a real quantidade daqueles que em algum momento já tiveram contato com a doença e, mesmo sem manifestar sintomas, desenvolveram anticorpos para se imunizar contra o vírus.

"Conhecendo a real quantidade daqueles que já estão imunes ao SARS-CoV-2, é possível desenvolver estratégias que permitam ampliar essa defesa, contribuindo assim para o fortalecimento da chamada ‘imunidade de rebanho’, quando um grande número de pessoas torna-se imune à doença, reduzindo assim seu contágio e permitindo que voltemos a normalidade mais brevemente", finaliza.

Testes rápidos

Também chamados de exames imunocromatográficos, os testes rápidos são capazes de identificar a existência de anticorpos contra o novo coronavírus, identificando, assim, se a pessoa está doente ou se já teve contato com o vírus. Apontam um resultado em até 10 minutos e são feitos com uma gota de sangue, colhida com uma picada na ponta do dedo, com a ajuda de uma lanceta descartável.

Ao contrário de outros testes, o Medteste Coronavírus é capaz de identificar a existência tanto da IgM (Imunoglobulina M) quanto da IgC (Imunoglobulina C), tornando-o capaz de fornecer um diagnóstico mais preciso. Esses anticorpos são produzidos pelo organismo quando atacado pelo vírus que causa a Covid-19.

Interpretando os resultados

Quando, ao se submeter ao teste, os dois indicadores apresentarem resultado negativo, a pessoa testada não está com a doença ou ainda não desenvolveu anticorpos. Caso o resultado apresentado seja IgC negativo e IgM positivo, a infecção é recente. Mas, quando o teste indica IgC positivo e IgM negativo, a infecção é antiga, o que pode indicar que aquela pessoa esteja imune ao vírus.

No entanto, para que os resultados possam ser interpretados com maior confiança, é indicado que a coleta do material seja feita após o sétimo dia do início dos sintomas.

Sobre a MedLevensohn

Distribuidora brasileira especializada em saúde, que oferece, além de sistema de testes rápidos, produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterolemia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No mercado há mais de 15 anos, é distribuidora e importadora Master Dealer, referência de alta tecnologia, segurança, agilidade e preço competitivo na promoção da qualidade de vida e bem-estar de seus clientes e parceiros. Em 2019, conquistou a marca de um bilhão de tiras de glicemia On Call Plus distribuídas no Brasil. Isso torna a empresa a maior distribuidora da fábrica Acon no mundo, superando, inclusive, companhias chinesas.

Está presente em todo o território nacional, por meio da sua Rede de Distribuição. Possui sede no Rio de Janeiro, um Centro de Distribuição em Serra (ES) e filiais em São Paulo e Belo Horizonte. Também presta serviços em nível nacional para órgãos públicos, setor hospitalar, varejista e público médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar