Brasil,

Minas Gerais recebe a primeira Unidade de Atendimento Oncológico Personalizado do Adolescente no Estado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Cláudia Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Oncopediatra na Clínica Personal Oncologia de Precisão e Personalizada Dra. Vanessa Carvalho Lima

Local será referência para pacientes oncológicos com idade entre 12 e 19 anos; atendimento, hoje, ocorre de forma pulverizada

A Personal Oncologia de Precisão e Personalizada inaugura neste mês a primeira Unidade de Atendimento Oncológico Personalizado do Adolescente, que atenderá especialmente jovens com idade entre 12 e 19 anos. O objetivo é criar um serviço local de referência para tratamento oncológico dessa faixa etária, que hoje é atendida de forma pulverizada.

“O câncer infanto-juvenil se diferencia do câncer do adulto em termos histológicos e comportamentais. Por isso, o atendimento de crianças e adolescentes precisa ser muito especializado, com cuidados e protocolos específicos. Como a maioria dos especialistas atende crianças de 0 a 12 anos, há um gap para jovens entre 12 e 19 anos”, explica a oncopediatra Dra. Vanessa Carvalho Lima, chefe da Unidade.

De acordo com ela, nem todos os oncologistas clínicos e/ou pediátricos possuem expertise em atender a esses pacientes, justamente por terem um perfil inerente à idade. “Para encontrar aqueles que o fazem, muitas vezes, os pais passam por uma verdadeira saga, perdendo tempo precioso para o início do tratamento”, explica.

A falta de um serviço de referência e especializado se agrava por não existir um protocolo de controle primário da saúde do adolescente, o que, de acordo com a oncopediatra, resulta em diagnósticos tardios.

“Do ponto de vista do rastreamento oncológico, isso é muito nocivo, pois, muitas das vezes, o tumor é diagnosticado já em estágio avançado. A grande maioria dos diagnósticos de câncer no testículo em adolescentes, por exemplo, é tardia, às vezes, já está em metástase, pois não há esse controle de prevenção. Algumas vezes, há uma resistência do próprio adolescente, que se sente desconfortável em um ambiente pediátrico. Por outro lado, sabemos que o atendimento do adolescente deve ser realizado de forma adequada, para que a relação médico-paciente possa ser favorável a minimizar suas dificuldades diante da patologia e das mudanças necessárias nesse período tão importante da vida”.

Principal causa de morte

Conforme estimativas do INCA e Ministério da Saúde, somente em 2020, 8.460 casos de câncer infanto-juvenil serão registrados. Apesar de raro em comparação ao câncer no adulto (a cada 100 diagnósticos, 95% será em adultos), a médica destaca que a doença se coloca em um lugar de atenção na saúde pública por ser a primeira causa de morte não violenta em crianças e adolescentes no Brasil, representando cerca de 3% de todas as neoplasias malignas.

Além disso, a velocidade de desenvolvimento da doença é extremamente acelerada nessas idades.

“O câncer em crianças e em adolescentes tem uma velocidade de crescimento maior do que no adulto, sendo necessário um retorno mais rápido e condutas precisas para o melhor tratamento. É uma característica celular dos tumores em adolescentes, por isso, o diagnóstico precoce é muito importante”, defende a oncopediatra.

Atenção para sintomas

A formação de massas inexplicáveis, presença de caroço, íngua e amigdalite que não melhoram, dor óssea (famosa dor do crescimento), alterações oculares, inchaço abdominal, dores de cabeça persistentes, vômitos e dor em membro, inchaço sem trauma devem ser analisados por um médico clínico ou até mesmo diretamente pelo oncopediatra, em um processo de investigação oncológica.

As causas e fatores de risco do câncer em crianças e jovens, no entanto, são incertas dificultando a prevenção. As pesquisas indicam que 4% dos casos são hereditários, ou seja, são causados por mutações herdadas dos pais. “Nesses casos, é possível fazer um acompanhamento mais eficaz, após se confirmar o diagnóstico de uma síndrome de predisposição hereditária ao câncer em um dos pais. Desconfia-se dessa condição quando há muitos casos na família, especialmente, em idades jovens”, explica a médica.

A Personal Oncologia de Precisão e Personalizada

Além de uma assistência especializada, os pacientes da Unidade de Atendimento Oncológico Personalizado do Adolescente terão à disposição toda a estrutura de um centro multifuncional, multidisciplinar e integrativo dedicado à oncologia seguindo os conceitos da oncogenética e oncogenômica. A clínica conta hoje com os seguintes serviços:

1) Uma clínica em formato hospital dia com tratamento oncológico convencional, alvo-molecular e imunoterápico de ponta, equipe médica multidisciplinar de alto nível nas especialidades clínicas (oncologia, oncogenética, hematologia, nutrologia, e cuidados paliativos) e cirúrgicas;
2) Um centro de procedimentos endoscópicos, ultrassonografia, cirurgias ambulatoriais e de biópsias guiadas por ultrassonografia;
3) Uma completa unidade de Check-up Oncológico Personalizado, com um programa inédito de prevenção e rastreamento de câncer baseado em fatores de risco ambientais e hereditários individuais;
4) Um centro de pesquisas de novas drogas anticâncer integrado a uma rede de várias instituições internacionais e;
5) Um moderno e pioneiro laboratório de Genética Molecular e de consultoria em oncogenética e oncogenômica, que oferece Sequenciamento Genômico em parafina ou sangue periférico (a chamada Biópsia Líquida) e em NGS (sequenciamento de nova geração) para painéis tumorais e germinativos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar