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Care Plus amplia acesso de serviço psicológico e emocional à familiares e amigos de seus colaboradores

Em uma iniciativa inédita, operadora oferece programa focado na saúde mental de familiares e amigos de quem trabalha na companhia; durante o decreto da pandemia, quem não tiver o plano de saúde da empresa poderá utilizar o Núcleo de Acolhimento

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina. O último relatório da organização, divulgado no fim de 2018, mostra que, nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% em todo o mundo – o que corresponde a 322 milhões de indivíduos ou 4,4% da população global. Durante o período de distanciamento social, a saúde mental tornou-se um tema ainda mais discutido e muitos médicos alertam que o isolamento pode acarretar uma epidemia de transtornos de depressão e ansiedade. Um assunto delicado, que também é debatido pelas áreas de Recursos Humanos das corporações, visto que o crescimento do número de casos de depressão, ansiedade e Burnout tem sido um desafio ainda maior durante o período.

Com objetivo de colocar doenças mentais e físicas no mesmo patamar de importância e garantir coberturas e tratamentos de acordo com a necessidade de cada paciente, o programa Mental Health garante desde a sensibilização e o treinamento de gestores até o suporte 24 horas com psicólogos. Entendendo que as patologias do corpo e da mente podem limitar, total ou parcialmente, o dia a dia de uma pessoa, a Care Plus desenvolveu esse modelo vanguardista de atendimento, inspirado no zelo exclusivo em prol da necessidade do equilíbrio emocional das pessoas.

Outra inovação da operadora de saúde, líder no segmento premium, tem a ver com a quantidade de sessões liberadas no programa Mental Health. Em casos diagnosticados de depressão, os planos de saúde podem oferecer de 18 a 40 sessões, ainda conforme o Código Internacional de Doenças (CID-10). Na Care Plus, um dos pontos expressivos na estruturação do serviço de saúde mental foi a quantidade de consultas que pode ser estendida após avaliação do programa.

Camila Pignatari, gerente executiva de recursos humanos da Care Plus, explica como o programa Mental Health tem sido um grande aliado desde a sua implementação. “Nós disponibilizamos o Mental Health no ano passado e sempre incentivamos o uso do programa, porque entendemos que as pessoas precisam cuidar da saúde da mente. Temos colaboradores que utilizam o serviço e, voluntariamente, elogiam a ferramenta e o trabalho da Mental Clean, empresa que presta o serviço e garante toda a confidencialidade das consultas”.

Ampliação do acesso ao programa ajuda a manter o equilíbrio da saúde mental nos lares

Pioneira na criação do serviço, exclusivo aos beneficiários, a operadora decidiu disponibilizar um Núcleo de Acolhimento a familiares e amigos de seus colaboradores, permitindo acolher cada indivíduo com a atenção que merece. Diante deste momento tão desafiador e impactante, mais pessoas poderão contar com apoio psicológico de qualidade e orientação emocional.

“Tomamos a decisão de levar escuta, conforto, acolhimento, humanização e inclusão a todos os que estão próximos aos nossos colaboradores, imersos na rotina do lar, muito além do que enxergamos no trabalho. Com a missão de preservar a saúde, é nosso dever manter o bem-estar e o equilíbrio emocional dessas pessoas, cuidando para que elas superem esta fase tão difícil. Além disso, com a medida temporária da extensão do serviço a todos os lares dos nossos colaboradores, seguimos firmes no nosso propósito de proporcionar vidas mais longas, saudáveis e felizes”, conta Luiz Camargo, CEO da Care Plus.

Desde o dia 16 de junho até o fim da pandemia da Covid-19, decretada até 31 de dezembro deste ano, as pessoas escolhidas pelos 564 colaboradores da Care Plus passaram a adquirir alguns benefícios do modelo aplicado aos colaboradores, como orientação psicológica por telefone durante 24 horas, em todos os dias da semana, indicação de terapias confidenciais, além de escuta e acolhimento psicológico de qualidade.

O surgimento do Núcleo de Acolhimento se deu quando a operadora reparou que alguns funcionários estavam passando por aflições relacionadas a pandemia seus familiares ou amigos próximos. O problema vinha, principalmente, de pessoas que não moravam com os pais e não tinham apoio financeiro para cuidar da saúde emocional. “Ouvir tantas histórias tristes fez com que a gente pensasse em uma solução para a necessidade dos colaboradores, daí surgiu a ideia de montarmos um projeto próximo ao Mental Health a não só familiares, mas também para amigos. Algumas pessoas não têm parentes e passam a quarentena com amigos, vizinhos, que fazem o papel de família”, explica Camila.

Cada colaborador pode selecionar até duas pessoas para terem acesso ao programa, focado em amenizar a ansiedade e oferecer uma conversa em um momento de angústia. A quantidade de ligações é ilimitada, mas se o profissional da Mental Clean notar, por exemplo, que o caso do paciente é um pouco mais delicado e que ele precisa de uma terapia, ele será redirecionado para o programa Apoiar ou Apoiar Solidário.

O Apoiar Solidário oferece de 1 a 4 quatro sessões online de psicologia ao interessado, sem qualquer tipo de cobrança. Porém, se o profissional entender que o caso é mais delicado e que não necessariamente está ligado à pandemia, mas precisa ser trabalhado em longo prazo, ele indicará o projeto Apoiar. No Apoiar, são oferecidos psicólogos que se propõem a cobrar valores acessíveis para que essa pessoa possa fazer um tratamento sem enfrentar problemas financeiros.

“O que acontece, muitas vezes, é que a pessoa não precisa de um acompanhamento psicológico prolongado. Ela se encontra em um momento de crise, angústia, solidão e precisa conversar com alguém, ter algum acolhimento naquele momento. A rede de psicólogos da Mental Clean vem para suprir essa necessidade”, comenta Camila.

Conexão entre mente e corpo, a origem do Mental Health

Em 2019, uma maratona especial de estudos e workshops foi realizada pela operadora, em conjunto com especialistas em design thinking, a fim de entender profundamente a jornada dos pacientes e de seus familiares. O resultado: o beneficiário é o centro de todo o processo do Mental Health. “Ao ampliarmos o tratamento aos nossos beneficiários de maneira realmente eficaz, tivemos de compreender as necessidades específicas de cada paciente, em linha com a avaliação e a quantidade de sessões de terapias dele, guiando-os de forma personalizada”, revela Luiz Camargo, ao definir os três pilares do serviço Mental Health da operadora premium de saúde: a sensibilização, que envolve treinamentos com especialistas para suporte aos gestores e identificar colaboradores que necessitam de apoio especial; a pronta escuta ativa, canal direto com psicólogos, 24 horas por dia, em todos os dias da semana; e o Mental Care Navigator, que ajuda o paciente a entender qual especialidade ele deve buscar em cada momento, agendando consultas com os melhores médicos do plano, quando necessário.

O executivo considera esse olhar diferenciado e individual, sendo essencial para que o resultado do tratamento da operadora se torne conclusivo. “O momento atual exige o cuidado que a Care Plus sempre esteve disposta a oferecer. O programa tem apoiado inúmeras pessoas a passarem por este momento de pandemia de forma mais leve e as ajudado no controle das emoções, como ansiedade, tristeza, insônia, incidindo até na má alimentação”, finaliza Luiz.

Sobre a Care Plus

A Care Plus faz parte da Bupa, que tem presença em mais de 190 países. Há mais de 28 anos, fornece soluções de saúde premium, por meio de uma ampla gama de produtos (medicina, odontologia, saúde ocupacional e medicina preventiva). É a principal operadora de saúde no Brasil em seu nicho de mercado, atendendo a mais de mil empresas e cerca de 112 mil beneficiários.


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