Brasil,

Estudo aponta que a corrida segura em pacientes com artrose. Ortopedista explica como isso acontece

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dr. João Hollanda
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

pixabay pixabay

Autor: Dr. João Hollanda

A prática de atividade física vem sendo enfatizada como um importante aliado de pessoas com artrose do joelho ou quadril. Segundo o Dr. João Hollanda, ortopedista especialista em joelho, pacientes com artrose devem buscar atividades de baixo impacto para fortalecer a musculatura.

“O fortalecimento é de extrema importância por reduzir a dor do paciente com artrose no joelho. As atividades de baixo impacto são as mais indicadas, porque apresentam melhores resultados para os que têm uma articulação doente”, afirmou.

Segundo o médico, os exercícios físicos no paciente com artrose devem ser adequados ao condicionamento físico e à intensidade da dor de cada paciente. “Os exercícios devem ser iniciados respeitando-se certos parâmetros de proteção e, preferencialmente, devem serem feitas sob a supervisão de um profissional capacitado. À medida que a dor melhora, as ações com graus crescentes de complexidade e esforço poderão ser gradativamente introduzidas”, detalhou.

Exercícios de impacto (corrida, futebol ou tênis) sobrecarregam as articulações dos membros inferiores e podem potencialmente piorar a dor. Nem todos os pacientes são capazes de progredir a um nível tão elevado de esforço.

Estudo

Segundo o ortopedista, a dor da artrose é bastante variável. Enquanto algumas pessoas com desgaste avançado conseguem se manter bastante ativas, outras com artrose mais inicial têm dificuldades de executar até algumas tarefas domésticas básicas.

“muitos pacientes chegam desolados no consultório após serem diagnosticados com artrose do joelho e serem orientados pelo médico a parar de correr”.

Segundo estudo publicado no renomado American Journal of Sports Medicine, essa orientação não se justifica. De acordo com a pesquisa, pacientes com artrose de joelho e que mantêm a prática de corrida apresentam 50% menos de chances de precisarem de uma prótese de joelho no futuro.

“A prótese de joelho é o desfecho final da artrose, indicada quando todas as possibilidades de tratamento foram esgotadas. Este estudo mostra que, uma vez que a dor esteja bem controlada, o paciente com artrose do joelho não deve ser desencorajado a correr”, esclareceu.

Treinos

O ortopedista alerta que pessoas com artrose devem observar certos cuidados, caso queiram continuar com a prática de corrida.

“O problema da corrida é o estresse cumulativo. Qualquer um terá dor ao correr além daquilo que está fisicamente preparado, mas esse limite tende a ser menor nos corredores que apresentam o joelho acometido pela artrose. Em vez de correr todos os dias da semana, uma possibilidade é alternar a corrida com outras atividades de menor impacto, como a academia, ciclismo ou natação”, explicou.

O Dr. João Hollanda também indica evitar treinos com subidas e descidas. Treinos em superfícies muito duras, como o asfalto ou o concreto, devem sempre que possível serem substituídos por treinos em terrenos mais macios, como a terra batida, uma vez que sobrecarregam menos as articulações. Por fim, enfatiza a importância de realizar atividade paralela à corrida para fortalecimento muscular.

“O fortalecimento é importante para qualquer atleta, mas é fundamental para aqueles com artrose no joelho ou quadril. Um bom trabalho de fortalecimento não apenas ajudará a melhorar a performance, mas certamente prolongará o tempo dessas pessoas na corrida”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar