SEGS Portal Nacional

Saúde

Biomédicas explicam exames realizados para diagnosticar a Covid-19

  • Segunda, 29 Junho 2020 10:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Alvares
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Docentes do curso de Biomedicina da Universidade Cruzeiro do Sul apontam as diferenças dos exames laboratoriais e esclarecem tecnicamente os procedimentos

Desde que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) teve início, tem se dúvidas em relação aos testes que são realizados para diagnosticar a doença. As características clínicas desse novo vírus não são específicas e são similares às causadas por vírus respiratórios já existentes, como a influenza, parainfluenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório e o adenovírus.

Diante desse cenário de questionamentos, as professoras Drª. Fernanda Teixeira Borges, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Cruzeiro do Sul e Mª. Thais de Souza Lima, docente do curdo de Biomedicina da Instituição, esclarecem que nos casos suspeitos de Covid-19, o diagnóstico para confirmar a doença, é realizado a partir de exames clínicos e laboratoriais.

“Febre, tosse, coriza e uma sensação de cansaço, são os sintomas clínicos. Já os laboratoriais são realizados pela pesquisa de material genético do vírus (RNA) ou a detecção de anticorpos em material biológico. Com isso, é possível diagnosticarmos a doença”, avalia Fernanda.

A coordenadora aponta que os testes moleculares devem ser realizados até o sétimo dia da infecção e os testes sorológicos, após pelo menos dez dias, em tempo de o organismo produzir os primeiros anticorpos. “Não existe nenhum tipo de preparo para a coleta das secreções das vias respiratórias e os exames sorológicos não requerem jejum prévio. A escolha do teste diagnóstico mais adequado deve estar relacionado com o tempo de manifestação dos sintomas”, enfatiza Fernanda.

A professora Thaís pontua ainda que os testes que detectam material genético (RT-PCR) são testes de alta sensibilidade e especificidade (100%), ou seja, detectam o coronavírus e sinalizam positivamente mesmo na presença de poucos vírus. “Entre os exames que detectam anticorpos, a sensibilidade e especificidade variam entre os fabricantes. Em geral, a sensibilidade dos testes é superior a 85% e a especificidade, superior a 94%”, avalia.

A profissional conta que o exame da detecção de material genético do vírus (RT-PCR), coletado com haste flexível, consiste em três etapas.

“O primeiro passo é a transformação do material genético do vírus RNA em DNA. Em um equipamento, o número de moléculas de DNA é multiplicado, depois se adiciona uma marcação fluorescente que reconhece o material genético do vírus. A detecção desse sinal fluorescente indica a presença de partículas virais de coronavírus na amostra do paciente, ou seja, teste positivo. Esse procedimento é extremamente eficaz”, justifica.

Sobre os exames sorológicos para Covid-19, Thais explica que eles são responsáveis por detectar anticorpos produzidos pelo sistema de defesa em resposta ao vírus. Para isso, o sangue é obtido pela punção na polpa do dedo ou pela coleta de sangue venoso, exatamente como nos exames convencionais.

“Esses exames conseguem esclarecer se naquele momento o paciente está doente, presença de anticorpo IgM ou se já teve contato ou a infecção pelo novo coronavírus, presença de anticorpo IgG. No teste rápido, proteínas virais estão aderidas a uma membrana que ao entrarem em contato com o sangue do paciente, conseguem reter os anticorpos (IgM ou IgG) contra o coronavírus. Já nos testes sorológicos por quimioluminescência, ocorrerá a ligação entre os antígenos virais e os anticorpos presentes na amostra do paciente (IgM ou IgG). Essa ligação é marcada por uma substância que emite luz (luminescente), e a emissão de luz é captada por um equipamento, indicando que a amostra é positiva”, explica.

Sobre os testes laboratoriais e procedimentos, a professora Thais aponta que as principais dúvidas atuais, dizem respeito à qualidade e duração dos anticorpos protetores, identificados nos testes sorológicos.

Por fim, ambas as especialistas ressaltam que os exames acima referidos, são recomendados quando há a presença dos sintomas clínicos ou quando houve contato próximo ou domiciliar com um caso confirmado nos últimos sete dias. Elas orientam que, em grupos de serviços essenciais: saúde, segurança pública, limpeza urbana e suprimentos, é necessária a testagem periodicamente de todas as pessoas envolvidas.

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul - Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com aproximadamente 110 mil alunos, distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista e o recém-inaugurado campus Santo Amaro. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version