Brasil,

Paciente curada de câncer tatua logomarca do Hospital Felício Rocho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Lanna
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

"Quando encerrei o tratamento de câncer de mama, ganhei uma tatuagem do símbolo da luta contra a enfermidade. Pensei bastante e decidi que eu não queria um desenho que me lembrasse a morte, e sim algo que me remetesse à vitória, gratidão e carinho. Fiz, então, o símbolo do Hospital Felício Rocho", conta Roberta Lucas, comerciante, estudante de psicologia e ex-paciente do Instituto Felício Rocho de Oncologia (IFRO), ao mostrar a logo do hospital tatuada em seu braço direito.

Há um ano, Roberta foi diagnosticada com câncer de mama inflamatório, considerado o mais raro do tipo e de desenvolvimento mais rápido. Depois de realizar todos os exames, as sessões de quimioterapia e o procedimento cirúrgico recomendado, ela recebeu alta na última semana, mantendo apenas exames esporádicos e o uso de medicamentos para controle.

"Cheguei muito fraca ao hospital e fui muito bem recebida. Desenvolvi um grande carinho pela equipe médica, enfermeiros e técnicos, que comemoravam comigo cada etapa avançada", ressalta Roberta Lucas.

O reconhecimento do tratamento humanizado realizado pelos colaboradores do hospital motivou Roberta a tatuar a logomarca do Felício Rocho no braço: um coração em traços vermelhos do qual emerge uma linha verde que remete às montanhas de Minas Gerais. As cores da logo fazem referência à Itália, terra natal de Nicola Felice Rosso, fundador da instituição.

Roberta explica que a tatuagem foi um presente de seus colegas da faculdade. Ela conta que, ao saberem que o custo dos medicamentos poderia fazê-la abandonar os estudos, seus amigos encabeçaram uma campanha em parceria com comerciantes de Betim para arrecadar recursos através da venda de rifas. Além da ação para a compra dos remédios, os estudantes ainda pagaram a tatuagem para ela.

"Inicialmente, ficou combinado que seria desenhado o símbolo da luta contra o câncer de mama, aquele lacinho rosa. No entanto, aquele desenho é o mesmo do símbolo do luto, a única diferença é a cor", explica.

A iniciativa de Roberta já despertou o interesse de outros pacientes do IFRO. Ela conta que, durante o período que esteve no instituto, criou um grupo no WhatsApp com mulheres que também se tratavam de câncer de mama. Ao todo, o grupo reuniu 17 pessoas e deu início a uma íntima e verdadeira relação de afeto entre elas.

"Fiz grande amizades com enfermeiras, médicas e, claro, pacientes que hoje são minhas irmãs de luta. Durante um ano, o Hospital Felício Rocho foi meu porto seguro e continua sendo", assegura Roberta.

ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL FELÍCIO ROCHO

A iniciativa de Roberta Lucas ocorre às vésperas do 68º aniversário do Hospital Felício Rocho, comemorado no próximo domingo (21), e foi recebida como um presente de valor imensurável para a instituição, que reconheceu na atitude de Roberta o diferencial que faz na vida de seus pacientes.

Conforme relataram colaboradores do Hospital Felício Rocho, foi a primeira vez que alguém manifestou um reconhecimento tão afetuoso e bonito como esse.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar