É preciso autocuidado para manter as saúdes de corpo e mente em dia
Nesta semana, a operadora de saúde premium, Care Plus, realizou uma live para desmistificar temas essenciais à saúde, como autocuidado, saúde mental e telemedicina, ensinando às pessoas o que é importante priorizar e como gerenciar tempo e atividades, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Os assuntos foram debatidos entre a jornalista e apresentadora, Izabella Camargo, e o diretor médico da operadora, Ricardo Salem, que reforçaram, em uma comunicação didática e transparente, que crenças e tabus precisam mudar em sinergia com todas as transformações do momento atual. Ao tratar de autocuidado é preciso falar sobre pausas e também abordar questões como o sono, a respiração, a alimentação, o lazer e as atividades que melhoram a circulação sanguínea.
O primeiro passo para o autocuidado é enxergar corpo e mente unificados, como um só todo da saúde plena, pois a dedicação a somente uma área não é suficiente; uma depende da outra. Já o sono é o segundo step para a vida bem vivida, pois é a partir dele que os comportamentos fluem ou ficam comprometidos. “É a falta de cuidado com os detalhes vitais que nos leva às doenças, sem contar que dormir bem nos deixa muito mais dispostos, inspirados e criativos. Ou seja, autocuidado é tudo aquilo que precisamos fazer por nós mesmos e que ninguém mais vai fazer. Olhemos para dentro de nós e vejamos se tudo está coerente, o que falta, o que deve ser equilibrado – esse é o caminho do autocuidado e não nos atalhos que buscamos na farmácia”, afirma Izabella.
O mote de “fazer pausas e olhar para si” também se estendeu no âmbito corporativo. De acordo com Salem, para se autodesenvolverem, os líderes precisam delegar um tempo para si: “Precisamos olhar para dentro e buscar melhorias em relação ao dia anterior, o que deu certo e o que poderia ter sido melhor. Pausas são importantíssimas. Isso é algo que agrega na evolução pessoal e profissional, pois líderes e liderados só conseguem buscar conhecimentos extras ao desenvolverem o autocuidado”.
Em tempos de distanciamento social, a tecnologia foi outro fator considerado como consequência das transformações provocadas pela Covid-19. Assim como o “office” foi para o “home”, a dinâmica atual tem alterado as consultas físicas para os atendimentos online. Para Izabella, a tecnologia permite o bônus precioso do tempo, ainda mais se tratando de distâncias e trânsito; então, é preciso escolher a quantidade e a qualidade do que se consome. Pelo ponto de vista clínico, conforme Ricardo, utilizar a tecnologia de uma videoconferência é algo muito positivo para o tratamento de diversos pacientes. “Fomentamos a telemedicina para levar a saúde aos pacientes que precisam, o que é hoje um nos nossos principais incentivos. Nós temos o poder de nos autoempoderar e de direcionarmos a nossa vida com as nossas próprias escolhas”, conta o diretor médico.
Nesse sentido, a reflexão sobre a tecnologia também permitiu compreender um pouco mais sobre a efetividade de que corpo e mente precisam sempre estar alinhados na saúde. “Sabemos que existe uma dicotomia no ROL de procedimentos, tendo em vista que o mercado de planos de saúde trata as saúdes física e mental como diferentes. E, nós, da Care Plus, somos vanguardistas nessa unificação. Pensamos na necessidade do indivíduo e em ofertar o tratamento adequado, uma vez que o beneficiário é o centro das decisões e, enquanto médico, fico muito feliz de trabalhar em uma empresa que lida com essa filosofia prioritária”, contextualiza Salem.
O bate-papo sincero, filosófico e construtivo foi transmitido no Instagram @careplusoficial, com o intuito de motivar conteúdos interativos para todos terem acesso e cuidarem de sua saúde mental. E, quem quiser ver a live na íntegra, é só clicar aqui.
Sobre a Care Plus
A Care Plus faz parte da Bupa, que tem presença em mais de 190 países. Há mais de 28 anos, fornece soluções de saúde premium, por meio de uma ampla gama de produtos (medicina, odontologia, saúde ocupacional e medicina preventiva). É a principal operadora de saúde no Brasil em seu nicho de mercado, atendendo a mais de mil empresas e cerca de 112 mil beneficiários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário