Mitos e verdades sobre o câncer de rim
No dia 18 de junho é celebrado o Dia Mundial do Câncer de Rim e Sociedade Brasileira de Urologia esclarece a doença
O câncer de rim pode se desenvolver sem provocar grandes sinais ou sintomas. Assim, costuma ser descoberto ao se realizar exames para investigação de outras doenças. Nesta quinta-feira, dia 18 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Câncer de Rim, data criada pelo International Kidney Cancer Coalition (IKCC), uma rede global independente de grupos de pacientes, que lança o foco sobre o tema anualmente. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aproveita a data para esclarecer os brasileiros sobre a doença e seus mitos.
A função do rim é filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas ao organismo, além de secretar substâncias importantes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência estimada do câncer renal é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes. Apenas cerca de 5% dos cânceres de rim são hereditários, ou seja, sua ocorrência é incomum, e muitas vezes ligada ao surgimento de outras doenças e manifestações clínicas.
Entre os sintomas estão sangue na urina (visível ou microscópio), dor lombar de um lado, fadiga, anemia, perda de peso e apetite, entre outros.
Conheça os mitos e verdades sobre o câncer de rim:
- A Covid-19 pode causar câncer no rim.
MITO. Já se encontrou evidências de que a Covid-19 pudesse afetar agudamente o funcionamento dos rins, mas, até o presente momento, não se conhece associação desta doença com uma maior chance de desenvolver o câncer renal.
- A obesidade aumenta o risco para a doença.
VERDADE. Um estudo publicado na revista British Journal of Cancer, em 2019, revelou que tanto o aumento do peso, como o aumento de circunferência abdominal se relacionaram a maior chance de apresentar câncer renal.
- Quem fuma tem mais chances de desenvolver o câncer de rim.
VERDADE. Novos estudos revelaram que os pacientes com doença que já se espalhou pelo corpo vivem quase um ano a menos se continuarem a fumar durante o tratamento.
- Pedras nos rins propiciam o aparecimento da doença.
MITO. Apesar de que ainda se procure causas possíveis para o câncer de rim, aparentemente este não se relaciona com infecções ou, mesmo, com os cálculos (pedras) urinários. Existe um outro tumor, não considerado do rim, e sim, da via excretora, que pode ser causado por infecção crônica por infecção e pedra.
- Pacientes com insuficiência do funcionamento dos rins, seja na fase antes da diálise ou que já estejam em longo período de diálise, têm maiores chances de desenvolver a doença.
VERDADE. A falência renal leva ao aumento do stress oxidativo e a deficiência dos mecanismos de reparo do mesmo. A lesão celular causada pelo stress oxidativo pode levar ao aparecimento do câncer.
- Pressão alta aumentada o risco para o câncer de rim.
VERDADE. Estudos epidemiológicos apontam para isso, mas os mecanismos ainda não estão claros. A hipótese é que a falta de oxigênio renal ocorra devido à obstrução da microcirculação pela hipertensão arterial crônica, o que leva ao aumento do estresse oxidativo, lesão celular e câncer.
- Trabalhar ou manipular alguns elementos químicos, como cádmio - baterias, soldas, tintas, etc. - sobretudo se o indivíduo for fumante, aumenta a chance de câncer de rim.
VERDADE. São agentes que podem causar dano ao DNA e gerar diversos tipos de tumor, incluindo o de rim.
“Duas causas do dia a dia podem ser evitadas com o objetivo de prevenir o câncer renal, o tabagismo e o aumento do peso. Temos que nos cuidar. Não fumar e ter uma alimentação saudável, comer frutas e verduras (antioxidantes) são as chaves para a redução do risco de muitas doenças”, afirma o Coordenador do Departamento de Uro-oncologia da SBU, Dr. Rodolfo Borges dos Reis.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário