Teste avalia necessidade de quimioterapia em pacientes em estágio inicial de câncer de mama
A quimioterapia é um tratamento obrigatório para pacientes que enfrentam o câncer de mama?
Para 104 mulheres que participaram do estudo TAILORx sob coordenação do diretor do núcleo de Oncologia do Hospital Pérola Byington, Dr. André Mattar, e testadas com o Oncotype DX, a resposta foi não: não havia a necessidade de quimio e o tratamento recebido foi a terapia hormonal.
Pioneiro no país, o teste foi aplicado em 155 pacientes em estágio inicial e testadas positivo para expressão hormonal. A análise foi realizada a partir de uma amostra do tecido tumoral para verificar se a paciente teria benefício se usada a quimioterapia como tratamento.
Considerando que 2,1 milhões de novos casos foram registrados em 2018 de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o teste se posiciona como uma estratégia positiva no cuidado médico das pacientes em estágio inicial de câncer de mama. Além disso, os resultados do Oncotype DX demonstram os benefícios da medicina personalizada e o impacto relevante na mudança de prática para evitar o excesso ou até mesmo o subtratamento de pacientes.
Outro ponto relevante é a preservação da saúde da paciente que não é exposta a um tratamento que poderia afetar sua vida social, laboral e psicológica, assim como os efeitos colaterais para a saúde. No Brasil, o teste é feito exclusivamente pelo Grupo Fleury e os resultados da pesquisa foram publicados na edição online do ASCO deste ano.
Confira mais detalhes no release em anexo e, caso tenha interesse em conversar com o Dr. André Mattar, quem liderou estes estudos no Brasil, fico à disposição para avaliar algumas opções de agenda.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>