Brasil,

Álcool diminui benefícios da atividade física e até reduz hipertrofia e metabolismo do corpo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Álcool diminui benefícios da atividade física e até reduz hipertrofia e metabolismo do corpo

Ingerir bebidas alcoólicas regularmente traz consequências à saúde e pode jogar por água abaixo os resultados de sua atividade física, na medida em que causa mau desempenho físico, reduz o ganho de massa muscular e diminui o metabolismo.

O consumo de álcool e a realização de atividades físicas definitivamente não combinam. Basta beber um pouco a mais em um dia para perceber, no dia seguinte, que algo não vai tão bem como de costume; e é claro, isso prejudica também seu desempenho nos exercícios e os resultados. “O álcool deve ser evitado por pessoas que não exigem muito do corpo e, também, por aqueles que praticam atividades físicas com o objetivo de emagrecer ou de ter hipertrofia. Quem pratica exercícios e consome uma quantidade significativa de álcool com frequência apresenta uma deterioração da qualidade física. Isso por que o álcool diminui a força, a velocidade, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular. Além disso, a substância prejudica também o equilíbrio e a respiração”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

A seguir, a Dra. Marcella lista 5 consequências negativas que o álcool traz ao nosso organismo e explica como ocorre cada uma delas:

Desidratação: “O álcool presente nas bebidas age diminuindo a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Isso faz com que eliminemos mais água, sendo essa a causa de irmos tantas vezes ao banheiro quando consumimos a substância. Além disso, o etanol eleva a pressão arterial e aumenta a produção de suor, contribuindo ainda mais para o quadro de desidratação. Nesse processo todo, perdemos sais minerais, como o sódio e o potássio, além de importantes vitaminas, como as do complexo B. A glicose no sangue, principal fonte de energia para o nosso cérebro, também diminui”, explica a Dra. Marcella, que complementa: “A prática de atividades físicas com o álcool ainda em nosso sistema se torna perigosa, uma vez que a substância aumenta a frequência cardíaca devido ao distúrbio de água e eletrólitos.”

Prejuízo do ganho de massa muscular: “Isso acontece pela junção de alguns fatores. O primeiro ponto é que o álcool afeta negativamente a síntese de proteína, processo no qual os aminoácidos são unidos para formar proteínas completas. Outro fator é que o álcool reduz os níveis de testosterona, hormônio mais importante para o fortalecimento muscular. Além disso as vitaminas A, C, as do complexo B, cálcio, zinco e fósforo, importantes para a construção muscular, são drenadas rapidamente quando o álcool está presente no organismo.”

Redução do Metabolismo: O fígado é o responsável por digerir as bebidas alcóolicas. Porém, esse mesmo órgão é o responsável pelo metabolismo de gordura. “O fígado trabalha diariamente quebrando as gorduras da sua alimentação e eliminando as toxinas. Quando você bebe álcool, acaba adicionando mais uma tarefa na função do órgão. Dessa forma, seu fígado não consegue processar a gordura de maneira tão rápida e eficientemente pois estará, também, trabalhando para expelir o álcool. Como consequência, ocorre a desaceleração do metabolismo”, explica a nutróloga

Hipoglicemia: “A realização de exercícios físicos requer energia, que vem dos carboidratos e da glicose metabolizada pelo organismo. Isso faz com que a atividade física, por si só, já promova uma diminuição da glicose no organismo. Com a adição do álcool, o fígado fica tão sobrecarregado em lidar com a substância que desliga a produção de glicose – acentuando ainda mais o déficit. Isso tudo faz com que o corpo comece a usar a proteína como fonte de energia, já que não há mais glicose suficiente no organismo, prejudicando o desempenho das atividades físicas”, alerta a Dra. Marcella.

Gatilho para má alimentação: “O álcool traz sensação de saciedade, já que é extremamente calórico. Isso nos deixa suscetível a pular refeições e nos alimentarmos de forma desequilibrada. No dia seguinte do consumo o efeito é diferente: o álcool estimula um aumento da galanina, substância presente em nosso cérebro, o que nos leva a desejar alimentos excessivamente gordurosos.”

Por fim, a médica diz que, apesar de fazer parte das relações sociais há milhares de anos, o álcool não deve ser ingerido por praticantes de atividades físicas que almejam atingir resultados satisfatórios. “Não existe um nível seguro para o consumo. É bom estar ciente dos prejuízos que o álcool traz à pratica esportiva e, sobretudo, à saúde no geral”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

FONTE: DRA. MARCELLA GARCEZ, Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologiado Hospital do Servidor Público de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar