Brasil,

Entenda a polêmica envolvendo Vitamina D e Coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lincoln Guilherme Copceski
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

IMAGEM: pexels / pixabay IMAGEM: pexels / pixabay

Em meados de março, quando a Covid-19 ainda estava começando no Brasil e a Itália era o país que mais sofria com a doença, um estudo realizado no país europeu trouxe algumas esperanças para entender melhor o coronavírus. A pesquisa, realizada na Universidade de Turim, relacionava os níveis de Vitamina D no corpo com a gravidade do quadro da doença.

Os pesquisadores perceberam que uma grande parte dos pacientes internados em estado grave por conta da Covid-19 possuía níveis baixos do nutriente no organismo – o que faria algum sentido, já que a vitamina ajuda a regular o sistema imunológico, reduzindo os riscos de agravamento.

Depois dessas constatações, logo se espalharam pelo Brasil e pelo mundo uma série de alertas sobre a necessidade de aumentar os níveis de vitamina D no corpo, a fim de prevenir a doença. O problema é que o estudo italiano teve métodos controversos, não aceitos oficialmente pela comunidade científica. Logo, não serve como base para afirmações concretas. Além disso, nada tinha a ver com a prevenção – apenas com o não agravamento.

Por esse motivo, a pesquisa não foi publicada em nenhuma revista científica e é possível colocar os resultados no campo especulativo, pois não foi divulgado o número de pacientes analisados e nem os níveis de Vitamina D em cada um deles.

Todas essas especulações geraram reações: o presidente brasileiro chegou até a anunciar que zeraria os impostos para os suplementos da vitamina, assim como fez com outros medicamentos que apareciam em estudos inconclusivos, como a hidroxicloroquina.

Por isso, é extremamente importante deixar claro que a ingestão de vitamina D, seja por alimentos, suplementos ou tomando sol, não tem o poder de prevenir contra a Covid-19. Há outros estudos que relacionam o nutriente à redução dos sintomas em quadros respiratórios, porém essas linhas de pesquisa ainda são relativamente novas, faltando maiores comprovações.

Mesmo sem eficácia comprovada contra Covid-19, Vitamina D é importantíssima

Recentemente, muitos estudos comprovaram a eficácia da Vitamina D para diversas áreas do corpo. Até algum tempo atrás, os seus benefícios eram conhecidos apenas em nossos ossos. Por isso, mesmo que ela não tenha o poder preventivo contra o coronavírus, como se espalhou pela internet, não podemos negligenciar a importância dela no organismo.

Nosso corpo produz Vitamina D ao ingerirmos alguns alimentos, como os peixes gordurosos, porém apenas 20% do que necessitamos, no máximo. A grande maioria vem da exposição à luz solar, principalmente entre 10h e 15h. Por isso, é importante manter o hábito de tomar sol pelo menos 15 minutos por dia – o que ajuda até a melhorar nossa saúde mental.

A falta do sol também pode contribuir para o surgimento de doenças de pele. Com a menor exposição ao sol durante a quarentena, é recomendável que pessoas que já possuem alguma deficiência em Vitamina D tomem algumas medidas para manter a boa saúde. Uma delas é a ingestão dos suplementos.

Para quem não tem certeza se realmente necessita da suplementação específica de Vitamina D, o ideal é procurar um profissional e tomar um polivitamínico, já que ele carrega um bom nível do nutriente, mas não a ponto de prejudicar no caso de uma ingestão equivocada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar