Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Prejuízo da umidade às drogarias, farmácias e farmácias de manipulação

Prejuízo da umidade às drogarias, farmácias e farmácias de manipulação

As farmácias desempenham uma função social muito importante, tendo papel fundamental na manutenção da saúde das pessoas. São esses estabelecimentos responsáveis por fazer chegar às mãos dos consumidores produtos com qualidade e segurança, sejam eles procedentes da indústria farmacêutica ou farmácias de manipulação.

Por se tratar de um local destinado ao trânsito de medicamentos é importante que estes ambientes estejam livres de qualquer tipo de contaminação. Farmácias, farmácias de manipulação e drogarias devem seguir todas as normas estabelecidas pela ANVISA para que o armazenamento e a manipulação dos medicamentos sejam feitos de forma correta. Dentre os cuidados que se deve tomar nos estabelecimentos, está o controle sobre temperatura e a umidade.

A umidade em excesso pode causar muitos danos a farmácias e drogarias. Responsáveis pela distribuição de medicamentos, estes estabelecimentos correm riscos se não seguirem à risca todos os protocolos de segurança e manuseio dos medicamentos. O controle é necessário e deve ser feito para que os remédios não percam a integridade, não sofram alterações nas suas formulações e principalmente não causem prejuízos a saúde dos usuários.

Dentre os prejuízos causados pela umidade estão alterações físicas e químicas dos medicamentos, redução do volume de pomadas e a perda de eficácia de efervescentes. Além disso, todos os medicamentos como comprimidos, pó, drágeas, entre outros, são altamente higroscópicos, e estão sujeitos absorção de umidade. Por isso, a Anvisa, estipula na RDC n° 304 (17/09/2019) que as áreas de armazenagem devem ser dotadas de equipamentos e instrumentos necessários ao controle e ao monitoramento da temperatura e da umidade.

Com características diferentes das farmácias convencionais, onde os medicamentos já estão prontos e embalados, nas farmácias de manipulação eles são produzidos de acordo com a necessidade de cada paciente.

A umidade é uma inimiga silenciosa que pode prejudicar a manipulação dos medicamentos. Muitos deles são higroscópicos, ou seja, retêm umidade, o que compromete a sua segurança e pode prejudicar a sua eficácia. O prejuízo pode envolver também o ambiente, pois o excesso de umidade pode significar a proliferação de microrganismos como fungos, responsáveis pela formação de bolor e mofo.

É importante que todos os procedimentos em uma farmácia de manipulação convirjam no sentido de manter as condições adequadas de temperatura e principalmente umidade, para garantir a integridade, qualidade e segurança dos medicamentos em todo o seu período de validade.

Para garantir que o padrão de qualidade e serviços nas farmácias de manipulação sejam seguidos à risca, a Anvisa mantém instrumentos legais, abrangendo os estabelecimentos, a saber:

· RDC n° 67 (08/10/2007) determina que todas as salas de manipulação devem ser mantidas com temperatura e umidade compatíveis com as matérias primas ali armazenadas ou manipuladas.

· RDC n° 44 (17/08/2009) que dispõe sobre a necessidade de controle da umidade em farmácias de manipulação no que se refere ao armazenamento de medicamentos.

O Desidrat da Thermomatic mantém a umidade nos níveis desejados pelos estabelecimentos através da desumidificação do ambiente. Ao estabilizar a umidade, o Desidrat impede a proliferação de ácaros, bactérias e outros microrganismos como fungos. Dotados de modernos sistemas, eliminam impurezas, devolvendo ao ambiente um ar muito mais saudável.

Quer saber mais sobre como controlar a umidade em farmácias, drogarias e farmácias de manipulação? Acesse: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/conservacao-incorreta-de-medicamentos-pode-afetar-a-saude-de-pacientes.html


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS