Brasil,

Estou lavando muito as mãos ou desenvolvendo algum distúrbio?, por Andréa Ladislau, doutora em psicanálise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Vivemos um momento inusitado e inédito com a pandemia,onde a ocorrência do medo, do estresse, da angústia e do pânico tornam-se reais diante de um inimigo invisível. Neste sentido,as pessoas que sofrem com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem ter seu quadro psíquico agravado em função do isolamento social. O Coronavírus pode reforçar esse comportamento por ser um estímulo externo que alimenta a instabilidade do portador da doença. Essa piora é individualizada e vai se manifestar em cada pessoa de uma maneira. Mas o transtorno pode se potencializar, se já existir uma tendência compulsiva e exagerada na lavagem das mãos ou no excesso de limpeza.

O TOC é uma disfunção psicológica associada a um “conjunto de manias” que apresenta compulsões e repetições nos hábitos executados, de forma involuntária e que trazem prejuízos funcionais no cumprimento das tarefas cotidianas. A pessoa passa a criar rituais, desenvolvendo em sua mente preocupações excessivas, pensamentos impróprios e distorcidos - com conteúdos obsessivos e dúvidas constantes -, além de demonstrar uma alternância emocional pautada por desconforto, aflições, sentimento de culpa, medo e até comportamentos depressivos. Esses rituais compulsivos podem ser desenvolvidos no campo da higienização pessoal e do lar, na organização em geral, na simetria ou no colecionismo, variando de intensidade ao longo da evolução da doença. Se já houve a definição do diagnóstico de TOC e a pessoa realiza acompanhamento com profissional de saúde mental, é muito importante não abandonar o tratamento e não se auto medicar. A falta de controle dos sintomas pode agravar a condição deste quadro.

Mas se a preocupação com a higiene e limpeza não passa de uma elevação dos cuidados e precauções, no sentido de cumprir as orientações em decorrência da pandemia e que, apesar das mudanças necessárias de rotina, não houve abalo ou prejuízos na realização das atividades normais, certamente não é um caso de TOC. Lavar as mãos a todo momento, utilizar álcool em gel, usar máscaras, higienizar objetos, produtos e alimentos fazem parte das recomendações dos órgãos competentes para eliminarmos os riscos de contaminação pelo vírus, nos mantendo protegidos e protegendo a quem amamos. Ou seja, preocupações normais dentro do cenário ao qual temos que conviver, desde a descoberta da pandemia, e que são atos prudentes que fazem parte de nosso instinto de sobrevivência e defesa. Não podemos descuidar. Isso não irá provocar um Transtorno Obsessivo Compulsivo.

O mais importante é encarar esse processo e as novas mudanças de hábitos de forma consciente, considerando um ritual necessário e preventivo, sem transformá-lo numa neurose paranóica, agravada por medos irracionais e obsessivos. Assim, eliminamos qualquer indício de ansiedade, de sentimentos negativos ou de alteração de humor frequente. A preocupação excessiva com a desinfecção só será considerada um transtorno se estiver associada ao sofrimento com alterações de comportamento, pensamento e emoções - gerando também uma desestrutura emocional, comprometendo o equilíbrio e podendo até desencadear uma fragilidade do sistema imunológico.

Portanto, para manter a sua saúde mental e o organismo equilibrados -agora ou até mesmo quando o isolamento social terminar -, mantenha conscientemente a calma, objetivando eliminar o pânico e o medo. Siga as orientações de cuidado e prevenção, evitando os riscos de contágio. Lembrando que os sofrimentos emocionais podem ser desencadeados por gatilhos de ansiedade e nervosismos alimentados em nossa mente. Busque meios de amenizar esses gatilhos, selecionando os conteúdos informativos, evitando alimentar o desespero e realizando atividades prazerosas que transmitam bem estar, sem violar as recomendações de proteção que devemos seguir de forma cautelosa. Não ceda ao pavor mental e aprenda a controlar suas emoções e seus sentimentos.

Dra. Andréa Ladislau
Psicanalista

* Doutora em Psicanálise

* Membro da Academia Fluminense de Letras - cadeira de numero 15 de
Ciências Sociais

* Administradora Hospitalar e Gestão em Saúde

* Pós Graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social

* Professora na Graduação em Psicanálise

* Embaixadora e Diplomata In The World Academy of Human Sciences US
Ambassador In Niterói

* Membro do Conselho de Comissão de Ética e Acompanhamento
Profissional do Instituto Miesperanza

* Professora Associada no Instituto Universitário de Pesquisa em
Psicanálise da Universidade Católica de Sanctae Mariae do Congo.

* Professora Associada do Departamento de Psicanálise du Saint
Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada, situado em souhaites.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar