Brasil,

Em época de excesso necessário do álcool gel, como fazer para manter a hidratação das mãos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Couto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dra. Karla Lessa dá dicas de como amenizar a desidratação das mãos após o uso do álcool em gel

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ações úteis para evitar o contágio pelo vírus incluem lavar as mãos até a metade do pulso e/ou usar álcool em gel 70% para diminuir a disseminação ao tocar os olhos, nariz e boca. Com o aumento de vezes que higienizamos as mãos, podem ocorrer alguns efeitos indesejados em nossa pele, como o ressecamento. “Ao lavarmos as mãos com essas substâncias, os vírus e bactérias são eliminados, pois essas substâncias tem o poder de remover a camada de gordura natural que protege a pele e mantém sua hidratação, mas, podem provocar o ressecamento, descamações, dermatites e até fissuras nas mãos.”, relata Dra. Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa.

Não só o uso contínuo do álcool em gel leva as mãos ao ressecamento, o próprio sabonete, quando usado muitas vezes, pode levar a esse efeito. Mas não precisa se preocupar você pode manter as suas mãos macias, sedosas e também estar seguro do Covid-19. A aplicação do creme deve ser feita após o uso do álcool (aguarde o secar) e após a lavagem das mãos ainda úmidas, assim, teremos melhor absorção e melhor aproveitamento das substâncias aplicadas.

“Durante a noite, a hidratação precisa ser mais intensa, precisamos recuperar a pele e esse é o momento ideal, pois passamos por período longo sem lavar as mãos.”, explica Dra. Karla Lessa. A recomendação é: misturar um pouquinho do hidratante para as mãos com um óleo de sua preferência (pode ser óleo de amêndoas, óleo de coco, óleo de semente de uva). “Com essa misturinha você consegue uma ótima hidratação! O hidratante forma uma película lubrificante invisível sobre a área aplicada, devolvendo a água para o corpo (promovendo nutrição das mãos, dedos, unhas e cutículas) e o óleo não vai deixar a água sair. Aplique essa misturinha logo após o banho, com as mãos ainda úmidas para aumentar a emoliência.”.

Deve-se ter atenção também não só na pele das mãos, mas também as unhas e cutículas, que precisam de hidratação e podem sofrer da mesma forma com o ressecamento. “As unhas, por exemplo, podem descamar e enfraquecer.”, ressalta Karla Lessa. Uma ótima dica é misturar vaselina com um óleo da sua preferência (óleo de semente de uva, óleo de coco, óleo de amêndoas). “Também podem ser usados óleos vegetais, manteiga de karité, pantenol, cerâmicas. Aplique nas cutículas a noite e deixe agir.”.

Peles mais sensíveis, como das crianças e dos idosos, exigem ainda mais atenção e cuidado na hidratação. E claro, além dos hidratantes, não podemos esquecer a aplicação do filtro solar no dorso das mãos. “As mãos ficam expostas o dia inteiro à radiação do sol e as luzes visíveis. É muito importante desenvolver o hábito de aplicá-lo diariamente, protegendo a pele dessa região.”, conclui Dra. Karla Lessa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar