SEGS Portal Nacional

Saúde

Versões falsas ou caseiras de álcool em gel não são eficazes no combate ao novo Coronavírus

  • Segunda, 25 Mai 2020 18:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com a falta de álcool em gel em farmácias convencionais e supermercados, farmácias de manipulação surgem como alternativa para adquirir o produto com eficácia garantida.

É de conhecimento geral que uma das maneiras mais efetivas de prevenir a transmissão do novo Coronavírus é através da higienização das mãos com água e sabão ou, quando não se tem acesso a uma pia, com álcool em gel. O problema é que, devido ao período de quarentena pelo qual estamos passando e o aumento na procura pelo produto, o álcool em gel está em falta na maioria dos estabelecimentos. Como resultado, muitas pessoas estão tentando fabricar versões caseiras do produto, o que não é recomendado. “Algumas receitas sugerem o uso do álcool líquido concentrado com gelatina incolor, gel de cabelo ou outras substâncias espessantes. O problema é que, além de oferecerem risco de irritações cutâneas e acidentes domésticos como queimaduras, as receitas caseiras não garantem a concentração adequada de álcool para esse tipo de produto, não sendo então capazes de desestruturar as proteínas que revestem a parede celular do agente infeccioso”, alerta Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele.

E o mesmo alerta vale para as versões falsificadas do produto que vêm surgindo devido à baixa oferta de álcool em gel. “Além de ser um crime contra a saúde pública, o álcool em gel falsificado também não é eficaz na eliminação do vírus causador do COVID-19, pois, da mesma forma que as receitas caseiras, é geralmente feito com uma mistura de água, gelatina e um pouco de álcool para imitar o cheiro do produto original. Dessa forma, não possui a quantidade necessária de álcool para eliminar o vírus”, alerta a especialista. O grande problema é que, muitas vezes, não é fácil identificar se o produto é falsificado ou não. Em alguns casos, é possível notar que o produto é falso pela embalagem. Mas, na maioria das vezes, a falsificação é tão bem feita que o consumidor pode não perceber. “Por esse motivo, o ideal é fazer a compra do álcool em gel apenas em locais oficiais, como farmácias e supermercados, que respondem pela garantia do produto. Além disso, atente-se à presença do selo do Inmetro e do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade (Sbac)”, recomenda.

Mas, se o álcool em gel está indisponível na maioria desses estabelecimentos e a versão caseira não é eficaz no combate ao vírus, como proceder? De acordo com Luisa, uma boa alternativa é recorrer às farmácias de manipulação, que, recentemente, obtiveram a liberação da ANVISA para produzir e comercializar o produto. “A produção da farmácia de manipulação, até o momento, ajudou muito a suprir a escassez de medicamentos e produtos necessários para enfrentarmos essa pandemia. Nós da Pharmapele, por exemplo, começamos a produzir em escala e temos abastecido muitos serviços médicos em todo o Brasil”, afirma a especialista.

E não há nem mesmo a necessidade de se deslocar até uma farmácia de manipulação para adquirir o produto. É possível comprá-lo, por exemplo, através do site da Pharmapele. “Disponível em duas versões, azul e transparente, o Álcool em Gel Hidratante tem 70% de álcool e conta com Aloe Vera em sua formulação, ajudando assim a prevenir o ressecamento das mãos”, afirma a farmacêutica. Em seu catálogo de produtos, a empresa oferece também um álcool específico para higienização de produtos eletrônicos. “O Álcool Isopropílico 75% tem uma estrutura química que dificulta a oxidação das peças dos eletrônicos ao mesmo tempo em que remove o perigo de contágio e transmissão do vírus”, destaca. E não se preocupe com a entrega. “Aumentamos o número de entregadores do delivery e todos foram orientados a higienizarem com frequência as mãos, os produtos, o baú da moto e a máquina de pagamento”, finaliza Luisa Saldanha.

PHARMAPELE: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 32 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version