Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fisioterapeuta oferece dicas para a prática de esportes durante épocas mais frias

Fábio Akiyama explica quais são as boas práticas para realizar atividades físicas em períodos de baixa temperatura

A chegada do inverno e a baixa temperatura pode diminuir a vontade de praticar exercícios e outras atividades que ajudam a melhorar a saúde. Ainda assim, é necessário encontrar maneiras de realizar essas atividades no dia a dia, mesmo com o frio.

O fisioterapeuta especializado em postura e osteopatia Fábio Akiyama explica que não há contra indicação da prática de esportes durante esse período, na verdade é exatamente o contrário. “A atividade física é essencial em qualquer estação do ano para manter o corpo ativo e saudável. A única diferença é que com a temperatura mais baixa é importante fazer algum tipo de aquecimento, ou alongamento, que permita que o sistema muscular e metabólico receba esse exercício e evite ocasionar qualquer lesão”, explica.

Com a maior parte das academias fechadas por conta da pandemia, fazer exercícios em casa é a melhor maneira de se movimentar e manter a saúde em dia, além de uma boa alimentação. Para o aquecimento, basta subir ou descer alguns lances de escada, que é algo de fácil acesso.

É possível fazer as atividades com objetos comuns, como cadeiras de apoio e garrafas como pesos. “Um profissional pode ajudar a entender como realizar esses movimentos sem causar dores. Além disso, muitos canais estão disponibilizando aulas dos mais diversos esportes gratuitamente na internet”, reforça o fisioterapeuta.

As estações mais frias do ano não devem impedir que as pessoas pratiquem atividades físicas. É essencial lembrar que o sedentarismo causa uma série de problemas, como adaptações posturais que podem gerar encurtamentos e dores crônicas.

Um fator que costuma ser mencionado é sobre a faixa etária para cada tipo de exercício, mas Akiyama ressalta que idade não é um fator limitador. “Cada um tem necessidades específicas e isso deve ser levado em consideração acima de tudo. Tanto jovens quanto idosos podem realizar as mesmas atividades, mas com intensidades diferentes caso necessário”, finaliza.

Sobre Fábio Akiyama

Atua na área da saúde desde 2009. É fisioterapeuta e trabalha com a microfisioterapia, terapia que estimula a autocura através do toque, ou seja, faz com que o corpo reconheça seu agressor e inicie o processo de reprogramação celular. É pós-graduando em técnicas osteopáticas e terapia manual, além da formação em osteopatia visceral, posturologia clínica e equilíbrio neuro muscular. Possui curso na área de tratamento da articulação temporomandibular (ATM) e introdução ao Método Rosen. Em 2014, realizou um curso de especialização em prevenção e tratamento de lesões de membros inferiores e análise biomecânica de corrida, pela The Running Clinic no Canada. Atua desde 2012 também como instrutor de Pilates e treinamento funcional. Em 2015, foi monitor no Instituto Salgado de Saúde Integral no módulo avançado do curso de formação em microfisioterapia. Para saber mais, acesse www.mindtouch.com.br



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS