Hospital Santa Catarina oferece drive-thru para pacientes que necessitam de medicamentos, durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Serviço está disponível para pacientes em tratamento oncológico, hematológico ou reumatológico. Além da imunossupressão causada pelos medicamentos, muitos são idosos e têm comorbidades. Ação garante o distanciamento social, contribuindo para a segurança do paciente

O sistema de drive-thru é bastante comum em lanchonetes e hamburguerias. Além da agilidade no serviço e da comodidade em ser atendido sem sair do veículo, a modalidade pode ser fundamental para que empresas de outros setores garantam o distanciamento social de seus clientes, enquanto lidamos com a pandemia de coronavírus.

Um desses exemplos é o Hospital Santa Catarina, em São Paulo, que criou um serviço de drive-thru, em seu estacionamento (na Avenida Paulista, 200), para que pessoas em tratamento oncológico, hematológico ou reumatológico possam receber medicamentos dentro do próprio carro.

Com isso, esses pacientes, que não podem interromper as medicações e estão no grupo de risco para a Covid-19, continuam o tratamento sem se expor ao risco. "Por conta da pandemia, os pacientes ficaram temerosos em vir ao hospital para as administrações medicamentosas. A ideia do serviço é garantir a segurança deles", explica Dayana Hiromi Brancatti Yabase, coordenadora de Enfermagem do Ambulatório de Oncologia.

O atendimento é agendado por telefone e o paciente passa por uma triagem para confirmação do serviço e de presença de sintomas respiratórios (tosse, dor de garganta, febre, falta de ar). "Um dia antes da aplicação, uma enfermeira entra em contato telefônico para realizar essa triagem. Apenas pacientes sem sintomas sugestivos de Covid podem receber a medicação".

Quando chega ao hospital, o paciente dirige-se ao estacionamento, é recebido por um enfermeiro, que avalia os seus sinais vitais e, em seguida, inicia o procedimento, sem que precise sair do carro. "O atendimento pelo drive-thru envolve toda a nossa equipe multiprofissional, desde o setor administrativo (que realiza agendamento e solicita autorização aos planos de saúde) até a equipe de farmácia, enfermagem e médicos. Porém, no dia agendado, o paciente terá contato apenas com o enfermeiro, se a administração for subcutânea; ou com o farmacêutico para a dispensação de medicamentos via oral", destaca Dayana.

A gerente-médica do Hospital Santa Catarina, Dra. Mariângela Lieto, ressalta que pacientes de qualquer idade podem utilizar o serviço e que o ideal é que compareçam acompanhados. "O limitador desta modalidade é que só pode ser realizado para medicações via oral ou subcutâneas, que não necessitem de monitorização e que não exijam que o paciente fique deitado", explica.

As infusões endovenosas continuam sendo feitas apenas dentro do hospital, pois utilizam materiais, equipamentos e infraestrutura incompatíveis com o modelo de drive-thru. Além disso, o tempo de administração para medicações endovenosas pode durar de uma a oito horas.

"Não há possibilidade de realizar medicação endovenosa, pois requer outro tipo de estrutura física e de suporte que descaracterizariam o sistema de drive thru", analisa Mariângela.

Dependendo do tipo de medicação, o paciente deverá aguardar no local, para que a equipe médica avalie a sua reação. "Este tempo dependerá da medicação administrada".

Serviço

O drive-thru funciona no estacionamento do Hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista, 200. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h. Somente dois pacientes são atendidos no mesmo horário.

Passo a passo

- Paciente marca horário pela Central de Agendamento - tel.: (11) 3016-4113;

- Um dia antes da infusão, enfermeira entra em contato telefônico para triagem em relação aos sintomas respiratórios e confirma a administração medicamentosa via drive-thru;

- Na data do atendimento, ao sair de casa, o paciente comunica sua vinda por telefone para a recepção do Ambulatório de Oncologia/Centro de infusão (tels.: 3016-4326/3016-4325/94240-0807);

- A equipe do setor organiza os materiais e fica à espera do paciente, no estacionamento;

- Assim que o paciente chega, um enfermeiro avalia os sinais vitais e aplica os medicamentos dentro do carro do paciente e o libera em segurança.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.