SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo descobre manifestações do Covid-19 na pele, com aparição de vermelhidão, coceira e até bolhas

  • Segunda, 11 Mai 2020 18:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Relatório publicado no Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia revelou que 20% dos pacientes positivos na Itália tinham uma erupção cutânea que apareceu no início do diagnóstico ou após a hospitalização por Covid-19. Médica explica a que sinais ficar alerta

Com a pandemia do Novo Coronavírus, muitos estudos começam a descobrir novas manifestações da doença, inclusive em órgãos periféricos como a pele. Sabemos que o Covid-19 nem sempre apresenta febre e tosse, mas que náuseas e outros problemas gastrointestinais também podem ser sintomas. Mas um novo estudo do final de março (Cutaneous Manifestations in COVID-19: A First Perspective) do Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia destaca a presença de erupções cutâneas entre sintomas da doença. "É comum ver uma erupção cutânea com um vírus porque o corpo tem uma capacidade incrível de responder a algo que perturba a normalidade. De fato, no mundo da Dermatologia, a presença de uma erupção cutânea pode ser um sinal de uma condição de saúde subjacente. E, às vezes, certas erupções cutâneas podem ser o sinal de apresentação de uma doença", afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Mas temos que levar em consideração que erupções cutâneas surgem por diversos motivos e esse não é um fato que deve levar o paciente a um posto de saúde”, acrescenta a médica.

Segundo o relatório do Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, 20% dos 88 pacientes positivos confirmados na Itália tinham uma erupção cutânea que apareceu no início do diagnóstico ou após a hospitalização por Covid-19. “Mas as erupções cutâneas que as pessoas sofrem podem variar e incluem urticária (inchaços vermelhos ou rosados na pele que entram e saem dentro de um período de 24 horas) ou inchaços e bolhas cheias de líquido. As áreas comuns para a erupção aparecer incluem o tronco, braços e pernas, segundo o estudo”, afirma a dermatologista.

O estudo notou um amplo espectro de erupções cutâneas, incluindo as vermelhas contínuas, as irregulares, as semelhantes a redes e até erupções cutâneas que parecem machucados, o que pode ser um sinal de coagulação nos vasos sanguíneos, segundo o relatório. “Alguns pacientes com Covid-19 até sofreram lesões arroxeadas ou azuladas nos dedos dos pés, e se apresentaram de forma dolorosa ou sensível ao toque”, afirma a médica.

Ainda assim, existem muitas incógnitas quando se trata de "erupções cutâneas por coronavírus" e são necessárias mais informações para entender seu papel na identificação do Covid-19. Até agora, as erupções cutâneas ainda não foram listadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um sintoma comum.

Segundo a Dra. Paola, embora as erupções cutâneas sejam um sintoma a ser considerado, "apenas ter uma erupção cutânea não significa que você tenha Covid-19". “As causas alternativas de uma erupção cutânea são infinitas. Você pode ter uma erupção cutânea por causa de dermatite de contato, alergias, efeitos colaterais de medicamentos e condições da pele como eczema". Além disso, o próprio estresse da quarentena ou a lavagem excessiva das mãos, com uso demasiado de desinfetantes e luvas, já pode causar mais dermatite irritante para as mãos.

Quando devo consultar um profissional de saúde?

Se você estiver tendo uma erupção cutânea e não tiver uma condição crônica da pele pré-existente, como eczema ou rosácea, ou notar uma erupção cutânea e acreditar que foi exposto recentemente ao coronavírus, consulte primeiramente o seu médico, por meio do telefone ou telemedicina. "Você deve entrar em contato com seu médico para obter mais orientações e manter distância social nesse meio tempo", explica ela. “Mas se o paciente sentir falta de ar, febre e outros sintomas da Covid-19, é aconselhável que ele busque atendimento médico em postos de saúde”, finaliza a dermatologista.

FONTE: DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version