SEGS Portal Nacional

Saúde

Coronavírus x diabetes: glicose controlada pode salvar vidas

  • Quinta, 30 Abril 2020 10:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CLAREANE PEDROSO
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Mariana Pereira

Nesta pandemia pela qual estamos passando, o cuidado com o controle da glicemia é essencial. Números mostram que pessoas com diabetes têm maior risco de agravamento da Covid-19 no Brasil. Isso porque a glicose descontrolada pode alterar a imunidade levando à menor proteção contra doenças e maior suscetibilidade a infecções.

Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que pacientes com diabetes são casos mais graves da Covid-19. Ao analisar os primeiros 391 hospitalizados no Brasil, o estudo apontou que cerca de 80 tinham diabetes e, dos que morreram, quase metade eram diabéticos. Portanto, gostaria de reforçar que números indicam que, com essa pandemia, o cuidado com o controle da glicemia é indispensável. O Diabetes atinge mais de 16 milhões de pessoas no País, segundo o atlas 2019 da IDF – Federação Internacional do Diabetes.

Mas acredito que não é necessário entrar em pânico, apenas tomar alguns cuidados. Importante destacar que a pessoa com diabetes não tem mais risco de se contaminar pelo vírus, mas sim de agravamento. A glicose descontrolada pode deixar o paciente com uma resposta imune mais baixa, o que leva a menor proteção contra doenças e mais suscetibilidade a infecções.

As pessoas com diabetes que podem ser mais afetadas ao contrair o coronavírus são as com longo histórico da doença, mau controle metabólico, presença de complicações e doenças concomitantes, independentemente do tipo de diabetes – 1 ou 2. Esse perigo aumenta quando falamos de idosos com mais de 60 anos, que tendem a ter outras comorbidades.

Outra preocupação que tenho são as pessoas com diabetes tipo 2 que não sabem que têm a doença, por falta de acompanhamento médico ou acesso à informação caso de infecção pela Covid-19. No Brasil, estima-se que quase metade das pessoas com diabetes não sabe ter a doença e portanto, estão sem controle.

Os dois principais tipo de diabetes são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência. De início rápido, seus sintomas são evidentes, como muita sede e fome, e perda de peso, e requer tratamento com insulina. Já o diabetes tipo 2 é normalmente diagnosticado em adultos, apresenta poucos sintomas, está associado a obesidade, sedentarismo e fatores hereditários, e costuma ser tratado com medicamento oral.

O controle da glicemia é muito importante para proteger quem tem diabetes de infecções. Portanto, destaco que monitorar a glicose, além de ajustar medicações orais ou insulinas - com orientação médica, podem ser formas de prevenção de agravamento em caso da contaminação pelo COVID-19. Outra medida necessária para manter a saúde – e a glicose - em dia é vigiar a alimentação e hábitos, principalmente dentro de casa neste período de quarentena, onde todos saem da rotina. Disciplina e comprometimento, com dieta balanceada e atividade física e sono regular contribuem para que pacientes com diabetes mantenham-se saudáveis.

Para isso, a conscientização para não contrair a Covid-19 é também um caminho a ser seguido por mim e por toda a população. Medidas preventivas precisam estar presentes na vida dos que convivem com diabetes e da população em geral, já que o vírus se espalha com uma taxa alta de transmissibilidade, normalmente por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva e espirro. Entre elas, estão: lavagem frequente das mãos, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações, e o que tem mais sido reforçado pelos órgãos responsáveis: fique em casa!

Este é o momento de união da população para combater um inimigo comum, tornando essencial buscar hábitos de vida saudáveis, manter a glicemia controlada e reforçar a higiene, por exemplo. O melhor cuidado com a saúde e a solidariedade, acredito, são algumas das lições que levaremos para além da pandemia.

*Mariana Pereira é médica consultora da Roche Diabetes Care Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version