Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Metade dos hipertensos não sabem que estão doentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Neste Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril, cardiologista destaca a importância de cuidar da saúde para enfrentar a pandemia da Covid-19

Considerada uma das principais complicadoras do quadro de infecção da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, a hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”, matou 34 pessoas por hora no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Embora seja de fácil diagnóstico, metade das pessoas que têm a doença não sabem disso. Ainda segundo o MS, 35% da população sofre da comorbidade.

Em um cenário de risco que se estabelece na atualidade com a pandemia da Covid-19, o dia 26 de abril, considerado Dia Nacional de Combate à Hipertensão, tem um significado mais importante de alerta para os cuidados com a saúde. É no que acredita o cardiologista Vinícius Marques Rodrigues (CRMGO 10224), que aponta alguns motivos para a desinformação quanto ao diagnóstico. “Isso acontece porque algumas pessoas são assintomáticas e só descobrem a doença quando passam mal ou fazem exames preventivos”, explica o médico que atende em clínica especializada no Órion Complex, em Goiânia.

Um homem hipertenso e diabético de 62 anos foi a primeira morte confirmada no Brasil por Covid-19. Estudo recém-publicado no British Medical Journal (BMJ) apontou que 48% das pessoas vítimas do novo coronavírus tinham pressão alta. Pesquisa avaliou 113 pessoas que morreram na cidade de Wuhan, na China. Os números reforçam a condição de grupo de risco dos hipertensos.

Embora algumas sociedade médicas internacionais levantaram a hipótese sobre a relação entre os efeitos adversos do uso de medicamentos por paciente hipertensos e o aumento do risco de infecção e a gravidade da doença pelo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Hipertensão não recomenda a suspensão dos medicamentos. O argumento é a falta de evidências científicas que relacionem a ação das medicações com a infecção que causa a atual pandemia.

Para Dr. Vinícius, ao controlar a pressão, o indivíduo diminui os riscos das complicações em casos positivos para a Covid-19, por isso a importância de não interromper os tratamentos. “Geralmente esses pacientes têm outras doenças associadas, como diabetes e problemas cardíacos, o que agrava ainda mais os casos”, pontua.

O sal é o principal vilão da hipertensão. Segundo levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o brasileiro ingere 9,34 gramas de sal por dia, quase o dobro das 5 gramas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Baixar a ingestão de sal é o primeiro passo para evitar e controlar a doença”. Vinícius destaca que comer mais frutas e verduras, manter o peso adequado, fazer atividade física regularmente, dormir bem, evitar alimentos gordurosos e fazer exames de saúde rotineiros são outras atitudes que evitam a hipertensão e várias doenças.

Confira alguns sintomas da hipertensão:

Dor de cabeça, principalmente na nuca;
Dor no peito;
Falta de ar;
Palpitações;
Zumbido no ouvido;
Tontura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar