Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Problemas do quadril e como são tratados têm explicações de um minuto, gravadas em vídeo por especialistas

Paciente idoso que fraturou o fêmur e foi operado voltará ou não a andar como antes; quem recebeu prótese total de quadril tem condições de realizar atividades físicas; o que é e quando é recomendada prótese de quadril de porcelana (cerâmica) e também se as informações médicas do ‘Dr. Google’ merecem crédito e tem ou não base científica.

Essas são algumas das perguntas que os ortopedistas da Sociedade Brasileira de Quadril – SBQ – começaram a responder em vídeos em linguagem simples, de forma bem objetiva e com duração de apenas um minuto. Os vídeos fazem parte de uma campanha da entidade e estão sendo publicados nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Eles também são acessíveis aos deficientes auditivos, pois tem versão em Libras.

A ideia de responder em vídeo e em linguagem simples aos questionamentos mais frequentes feitos pelos pacientes sobre as doenças de quadril nos consultórios foi decisão da Diretoria da SBQ. O objetivo é “oferecer informação cientificamente correta e de fácil compreensão aos milhões de brasileiros que tem dúvidas sobre o quadril”, contata o presidente da SBQ, Giancarlo Polesello.

A Comissão de Comunicação da sociedade médica levantou junto aos 700 especialistas associados as principais dúvidas dos pacientes, sobre o controle da prótese no quadril, o tratamento conservador, sobre quando a cirurgia é necessária e qual o prognóstico de quem recebe uma prótese, principalmente se é idoso, pois há pacientes operados com mais de cem anos de idade.

O presidente da Comissão de Comunicação da SBQ, Marco A. Pedroni, explica que com o envelhecimento da população brasileira e a incidência de osteoporose está aumentando no Brasil, e é frequente que os pacientes busquem informação confiável, mesmo antes de procurar um especialista. “Entendemos que a missão da SBQ é preencher essa lacuna e oferecer o conhecimento desejado”. A versão em Libras foi acrescentada diante da constatação pelo IBGE de que o Brasil tem 9,7 milhões de deficientes auditivos, a maioria acima da faixa de 60 anos.

Um dos vídeos detalha o que é uma artroplastia total do quadril e conta como e porque os especialistas fazem com que o paciente saia da cama e comece a se exercitar 24 horas depois de operado e também explicações sobre como saber se uma informação vinculada nos meios eletrônicos de comunicação tem ou não precisão científica e se merece ou não crédito.

Há vídeos sobre o prognóstico do idoso que sofreu fratura e foi operado, outros revelando quando a dor no quadril exige atenção médica e outros detalhando a diferença entre artrose e osteoporose, o que é necrose da cabeça do fêmur, bursite do quadril, cirurgia preservadora e em que casos é recomendada e porque se fala em cirurgia a laser (artroscopia).

O presidente da SBQ, Giancarlo Polesello, conta que até o momento já há vídeos gravados por especialistas em quadril de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, entre outros Estados, mas adianta que está convidando associados de todo o Brasil para que façam as gravações, para mostrar à população que há especialistas de quadril da maior competência pelo país inteiro.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS