Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agua, suco, frutas, refrigerante: o que ajuda a manter os rins saudáveis?

Nefrologista explica os benefícios das frutas cítricas, mas alerta para consumo de líquidos à base de açúcar

Só quem tem problemas renais sabe a intensidade da dor e a loucura que as pessoas cometem na tentativa de ‘derrubar a pedra no rim’. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de 2017, mostram que os cálculos renais ou pedras nos rins afetam 15% dos homens e 8% das mulheres em todo o mundo.

Médico nefrologista no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), Leandro Canceli explica que entre as funções do rim está a de eliminar o excesso de líquido no corpo e filtrar o sangue e que os cálculos são formados pelo agrupamento de cristais que estão em excesso na urina, provenientes da baixa ingestão de líquido e do excesso de consumo de sódio, sais e conservantes.

Mas o que ajuda a manter os rins funcionamento em perfeito estado? A resposta é simples: líquido. A quantidade recomendada é de aproximadamente 35 ml de água por peso/quilo da pessoa, assim uma pessoa com 75 quilos deve beber em média 2,6 litros de água por dia para se manter saudável, no entanto isto dependerá da estação do ano, se a pessoa pratica atividade física, transpira em excesso, entre outros fatores.

E não vale substituir a água por sucos, refrigerantes e cerveja, devido a presença de açúcares, sódio e conservantes.

Por outro lado, o médico recomenda a ingestão de frutas cítricas como laranja, limão, mexerica e abacaxi. “O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos.

E por falar em fruta a carambola é inimiga de quem tem problema nos rins, já que possui uma substância que causa a neurotoxicidade, o que pode levar a pessoa a ter confusão mental e até entrar em coma.

Em relação aos famosos chás, o médico explica que por ser líquido ajudará a promover a hiperfiltração renal e a diminuir a incidência de pedras, mas o chá não tem efeito protetor, “alguns até têm alguma comprovação científica, mas não os chás de maneira geral”, observa.

Como o rim tem a função de eliminar líquido o fato de a pessoa urinar bastante quer dizer que esta funcionalidade está preservada, mas não é garantia de que não tenha problema nos rins. A urina deve ter coloração amarelo citrino quase transparente, o que mostra que não ela não está concentrada e o indivíduo não está desidratado.

Sobre o Super Dr.

O Super Dr. é um centro de saúde integrada inovador, criado para ser referência em acolhimento e acompanhamento da jornada dos pacientes. Foi pensado para quem precisa de consultas e exames médicos mais acessíveis, mas sem abrir mão de qualidade. O centro de saúde integrada oferece inicialmente mais de 20 especialidades e está localizado em um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, Uvaranas. A região está caminhando para se consolidar como polo médico na cidade. São 60 empregos entre diretos e indiretos previstos para o primeiro ano. O Super Dr. tem como diretor geral Fabio Nabozni, diretor médico e responsável técnico o doutor Rubens Sirtoli Filho (CRM-PR: 28695) e diretor operacional, Eduardo Filipini.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS