Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coração também pode ser afetado pela sífilis

O número expressivo e crescente de casos de sífilis no Brasil aponta para a consolidação de uma epidemia da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018, foram notificados 158.051 casos de sífilis adquirida (transmitida de uma pessoa para a outra durante a relação sexual), que representa um aumento de quase 30% quando comparado a 2017.

Neste cenário preocupante, é preciso atentar-se também às possíveis consequências que o problema acarreta ao organismo. Entre elas está a sífilis cardiovascular. Segundo o cardiologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Lucas Velloso Dutra, essa complicação é rara, mas quando acontece, pode afetar o coração, artérias coronária e Aorta.

“Habitualmente, a sífilis cardiovascular se desenvolve entre 10 e 30 anos após a infecção, e acomete principalmente a Aorta, ocasionando uma inflamação, classificada como aortite. Essa inflamação pode levar a uma dilatação e aneurisma do vaso, e consequentemente uma insuficiência da valva aórtica ou oclusão da artéria coronária”, explica.

O especialista esclarece que dificilmente o paciente desenvolve sintomas, a não ser em casos em que há comprometimento da parede da artéria (dissecção), que pode levar à dor intensa na região toracoabdominal e dorsal. Apesar de toda complexidade, o diagnóstico pode ser suspeitado a partir de um Raio X de tórax e confirmado por outros exames de imagem, como o ecocardiograma e tomografia computadorizada.

O tratamento do aneurisma de Aorta pode ser cirúrgico ou endovascular, dependendo da localização e de outros fatores analisados pela equipe médica. Velloso acrescenta, entretanto, que a complicação possuí diversos riscos de sequelas nos sistemas neurológicos e cardiovasculares.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS