Brasil,

Março amarelo: Entenda os riscos da endometriose

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a ação não poderia ser outra, que não em prol da saúde delas. A campanha Março Amarelo, com o objetivo de incentivar a prevenção contra a endometriose, tem ganhado força após a aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados em fevereiro, da criação do Dia Nacional da Luta Contra a Endometriose, em 13 de março, e da Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a endometriose atinge cerca de 15% de toda a população feminina mundial em idade reprodutiva - cerca de 180 milhões de mulheres. No Brasil, são cerca de 7 milhões de casos, o que corresponde a aproximadamente uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.

De acordo com o ginecologista da Clínica Penchel, Henrique Barreto, a endometriose é uma doença estrógeno-dependente, sendo caracterizada pela inflamação crônica no sistema reprodutor feminino devido a presença de glândulas ou estroma endometriais fora da cavidade uterina. “Resultante de fatores genéticos, desequilíbrios imunológicos e disfunção endometrial, a doença também possui ligação com o estilo de vida da paciente. O endométrio é a membrana mucosa que reveste a parede uterina, sendo composto por epitélio cilíndrico simples, estromas e vasos. Quando há fluxo menstrual retrógrado e a implantação de tecido endometrial dentro do abdome, a inflamação acontece, e esse tecido pode alcançar órgãos próximos, como os ovários e a cavidade abdominal”, esclarece.

Comumente associado a dores e cólicas menstruais, esse distúrbio pode passar despercebido pelos pacientes, o que aumenta a gravidade dos casos diagnosticados. A endometriose é uma doença de caráter progressivo, pois à medida que os implantes vão se infiltrando e ativando a própria produção de estrogênio, a sua quantidade vai aumentando com as novas menstruações. “É necessário atenção aos primeiros indícios, que são as dores na região vaginal, fluxo intenso, alterações no hábito intestinal e cólicas menstruais muito doloridas”, diz Barreto.

Segundo o médico, a endometriose pode ser suspeitada clinicamente e identificada por meio de exames específicos, como o ultrassom transvaginal e a ressonância magnética. “Mas é importante lembrar que o diagnóstico definitivo exige um exame cirúrgico capaz de visualizar e biopsiar as lesões, a chamada laparoscopia”, avalia.

O diagnóstico tardio contribui para o surgimento de complicações, em alguns casos irreversíveis, como a infertilidade - de acordo com o Ministério da Saúde, em 40% dos casos, as mulheres se tornam inférteis. Outras complicações incluem as obstruções intestinais e urinárias, que podem levar à infecção generalizada. “O risco aumenta quando há focos extensos no intestino e especialmente nos orifícios da bexiga, por onde chega a urina vinda dos rins”, explica o ginecologista.

Apesar dos riscos, não existem dados de que a doença tenha levado alguma mulher a morte. “O diagnóstico precoce permite tratar problema antes que ele se agrave. Vale também lembrar que não há cura, mas nos casos em que a remoção cirúrgica é necessária, o procedimento é capaz de resolver parcialmente o quadro clínico na maioria das vezes. Visto que com novas menstruações a intensidade da doença e da dor podem retornar”, destaca o médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar