Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

14 de março: Data mundial alerta para importância da conscientização sobre incontinência urinária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Associação Brasileira de Estomaterapia orienta e ajuda paciente a enfrentar o problema

Mais de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com incontinência urinária, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O problema, caracterizado pela perda involuntária de urina, afeta homens e mulheres de diferentes faixas etárias, comprometendo a qualidade de vida, a autoestima e até o convívio social. Para alertar as pessoas de que há formas de prevenir, tratar e minimizar esta condição, dia 14 de março foi estabelecido como o Dia mundial da conscientização sobre incontinência urinária.

Os enfermeiros estomaterapeutas têm importante papel na orientação e divulgação de informações, seja para prevenção ou tratamento. “Sabemos que a incontinência urinária tem influência muito negativa na vida dos pacientes, tanto no âmbito emocional, quanto sexual, social e psíquico. Nós ficamos atentos para identificar precocemente os fatores de risco que podem levar a incontinência urinária”, explica Marcela Reis Pedrasini Shimazaki, enfermeira estomaterapeuta associada da Associação Brasileira de Estomaterapia – Sobest. “Nosso papel é alertar as pessoas que perder xixi não é uma condição normal; precisamos melhorar nossa qualidade de vida, tanto mulheres como homens – homens que fazem cirurgia de próstata ou têm hiperplasia prostática benigna (HPB) podem ter incontinência por esforço”, complementa Marta Lira, também enfermeira estomaterapeuta associada a Sobest.

Entre as orientações, Marcela conversa com os pacientes sobre estilo de vida e cuidados com o peso. Ela diz que há estudos comprovando que o aumento de peso é um fator de risco para desenvolver o problema. “Também observamos o hábito intestinal, orientamos sobre alimentos que são irritantes vesicais (como álcool e cafeína) e em relação à dieta não-constipante para o funcionamento ideal do intestino”.

Marta conta que a atuação com os pacientes envolve alertar para que tenham mais atenção ao assoalho pélvico. “Nosso papel como enfermeiros estomaterapeutas é estimular as pessoas a se conhecerem melhor. Principalmente nós, mulheres, temos vários tabus em relação a isso. Mulheres que passaram da fase da menopausa, por exemplo, vêm de uma geração em que tudo era vergonhoso, não se podia falar do assoalho pélvico, menos ainda do fortalecimento dessa estrutura”, esclarece. “Fazemos o paciente refletir sobre seus comportamentos cotidianos, se faz atividade física, questionamos sobre sedentarismo e tabagismo”.

Além de ajudar o paciente na prevenção e realizar a avaliação da musculatura pélvica, o enfermeiro estomaterapeuta ensina o paciente a se conhecer, avaliando toda a estrutura, ensinando contração do ânus e da vagina. Depois, junto com a avaliação comportamental – que inclui ainda informação sobre a ingestão da quantidade necessária de líquidos e verificação da ocorrência de constipações – um dos fatores para incontinência –, o profissional indica terapias comportamentais para fortalecer a musculatura pélvica. “Nós podemos fazer biofeedback, que são exercícios que a paciente faz de contração e relaxamento do assoalho pélvico com aparelho conectado na região vaginal ou anal. Com a visualização de um gráfico é possível identificar a performance dessa musculatura e entender o problema, se o problema se relaciona ao esvaziamento da bexiga ou a necessidade de fortalecimento do assoalho pélvico, porque não consegue contrair a musculatura correta ou não consegue relaxar”.

Sobre a SOBEST

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e do World Council of Enterostomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional.

A Associação Brasileira de Estomaterapia se consolida como entidade que promove a divulgação e valorização da Especialidade entre os profissionais de Enfermagem e de Saúde do país, que hoje assume destaque pelo compromisso com a ciência, ética e principalmente pela excelência do cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar