Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Reprodução assistida permite que pessoas com HIV tenham filhos sem o vírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Técnicas minimizam riscos de transmissão do HIV para parceiro e bebê

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, 86% das mulheres diagnosticadas com o vírus HIV estão em idade reprodutiva, entre 15 e 44 anos e um terço delas tem o desejo de engravidar. O Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2017 do Ministério da Saúde registrou 7.882 novos casos de gestantes com o vírus no Brasil. Para essas mulheres portadoras do vírus HIV que sonham em ter filhos, a gravidez e o risco de transmissão do vírus para o bebê e para o parceiro podem ser mitigados com cuidados específicos.

O médico ginecologista e especialista em reprodução humana assistida creditado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) Emerson Cordts reforça que o primeiro paradigma que temos que quebrar é o entendimento da diferença entre uma pessoa ser portadora do vírus HIV (soropositivo) e ter Aids. De acordo com ele, nos últimos 10 anos houve uma evolução espantosa no tratamento da doença e novos protocolos de tratamento com medicamentos antirretrovirais têm aumentado as chances de um paciente soropositivo passar a se comportar como se tivesse uma doença crônica, e não mais fatal.

“Quanto mais cedo for o início do tratamento antirretroviral, melhor será a sobrevida e menores serão as complicações e efeitos adversos. A infertilidade entra exatamente aí. A infecção por si só, diminui a fertilidade dos pacientes. Porém, quanto mais equilibrado estiver o sistema imunológico, menores serão esses efeitos negativos”, explica.

Ainda de acordo com o médico, sucessivos avanços com o tratamento antirretroviral mudaram o prognóstico de evolução da doença, aumentando expressivamente a sobrevida e permitindo aos pacientes ótima qualidade de vida.

Tratamento e procedimentos – O primeiro passo quando um casal soropositivo resolve ter um filho é obter a liberação de uma equipe médica – infectologista, ginecologista ou urologista e especialistas em reprodução assistida.

A técnica mais indicada para casais soropositivos, concordantes ou discordantes, é a inseminação intrauterina. Para os casais sorodiscordantes (no caso de homem portador e mulher não portadora ou soronegativa), a técnica impede a transmissão entre os parceiros. Já quando ambos têm a infecção, a inseminação também impede que diferentes sorotipos do vírus sejam transferidos de um parceiro para o outro. Quando a qualidade seminal não for adequada, a técnica mais indicada é fertilização in vitro.

“Ao processar o sêmen num laboratório de reprodução humana, podemos separar a parte plasmática (onde estão os leucócitos ou células de defesa e as partículas virais) dos espermatozoides. Isso tecnicamente se chama lavagem. Se esse procedimento for repetido por 3 vezes, as chances de se encontrar vírus na amostra é próxima de zero. Então esse sêmen estaria “livre do vírus”. Desta forma, de acordo com o médico, o risco de transmissão horizontal (entre os parceiros) e vertical (entre a mãe o feto)” seria ínfimo, afirma o médico.

Homem soropositivo – No caso dos homens, por exemplo, a produção de espermatozoides diminui e impacta na capacidade reprodutiva. Um homem soropositivo subfértil apresenta alterações seminais que podem até não ser graves, mas dificultam o processo de fertilização. Com isso, o tempo de exposição para conseguir a gestação poderá ser maior.

Mulher soropositiva – No caso de somente a mulher ser infectada, em primeiro lugar, ela deve estar em condições clínicas adequadas que permitam a gestação – carga viral negativada e contagem elevada das células de defesa. Uma vez grávida, a paciente deve ser acompanhada pelo ginecologista pré-natalista e pelo infectologista. “A paciente deve usar medicação antirretroviral específica para gestante durante todo o pré-natal. O parto deve ser feito por cesárea e a amamentação não deve ser permitida. O recém-nascido deve receber medicação antirretroviral assim que nascer. Desta forma, a chance de transmissão vertical (mãe-filho) é inferior à 1%”, destaca Cordts.

Exames – Antes de iniciar o tratamento, o paciente precisa se submeter a alguns exames como pesquisa de carga viral do vírus HIV no sangue, dosagem de CD4 e espermograma. Para a parceira, se for negativa, exames sorológicos da rotina de pré-natal, ultrassonografia transvaginal e histerossalpingografia (para avaliação das trompas uterinas).

Veja as orientações e cuidados para a não transmissão da doença no site do Ministério da Saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar