Estética retrô na decoração: saiba como valorizar esse estilo na casa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Da cor das paredes à escolha da mobília, a estética nostálgica ajuda a dar personalidade para a casa

A busca de inspiração no passado vem sendo uma tendência há muito tempo em diversas esferas – de projetos automobilísticos a looks na passarela. E os designers e arquitetos não ficaram de fora. Cada vez mais, a estética antiga é utilizada para compor ambientes cheios de personalidade e, aos mais velhos, memórias afetivas relacionadas aos objetos que resgatam a imagem de outras épocas.

Mas é um engano pensar que o retrô torna os ambientes “velhos”. O uso desses artigos de decoração pode compor ambientes atemporais, se misturando com itens de design contemporâneo, além de que as características de diversos objetos antigos carregam traços que hoje estão nos objetos modernos, como as linhas retas dos móveis com pé palito, por exemplo.

Vintage é o mesmo que retrô?

Se você curte referências ao passado e está buscando formas de aderir a essa tendência, precisa compreender algumas nomenclaturas para conseguir achar o que está buscando. Tanto o vintage, quanto o retrô, fazem referência ao passado, porém se distinguem pela data de fabricação dos objetos. No primeiro estilo, as peças são realmente antigas, feitas há décadas atrás e conservadas até hoje. Já no retrô os artigos são produzidos atualmente, como releituras ou adaptações de tendências do passado, principalmente das décadas de 50 e 60.

O retrô na decoração

Esse estilo, por abranger características diversas que marcaram diferentes épocas, pode ser muitíssimo variado e aplicado em qualquer ambiente da casa, com objetos decorativos ou mobílias que relembrem o passado. Até mesmo as cores oferecem uma boa gama de opções. Investir em tons mais fortes e contrastantes, como azul, laranja e roxo, traz à lembrança os anos 50, enquanto utilizar tonalidades pastéis faz referência à década de 70. O importante é combinar, para que as cores e os objetos sejam uma releitura da mesma época, tomando cuidado para não mesclar demais e tornar a decoração uma grande bagunça.

Na sala de estar e nos corredores, uma boa opção é utilizar quadros com molduras bem trabalhadas. Elas podem ou não conter pinturas dentro ou objetos para dar um ar mais moderno. É possível combinar um conjunto de molduras se elas estiverem pintadas com cores distintas ou forem de modelos e tamanhos diferentes.

O quarto pode ser um bom espaço para abordar o retrô em um cantinho nostálgico. A sensação de volta ao passado pode vir com a revelação de fotos em formato polaroid, para montar um mural. As fotos impressas marcaram diversas gerações e só deixaram de ser utilizadas há pouco tempo, sendo uma ótima forma de decorar e dar pessoalidade e sensação de aconchego ao ambiente.

Quem está montando a casa e quer que a tendência seja predominante pode optar por dar destaque à madeira marrom. O material é sofisticado e pode estar nos móveis, no chão e até no acabamento do teto. A escolha dos móveis também é importante nesse caso. Em apartamentos menores, para induzir a sensação de continuidade nos ambientes, é recomendado que uma época só seja escolhida para ser representada na mobília de todos os cômodos.Vale também incrementar o retrô com objetos realmente vintage. Encontre em feiras de antiguidades máquinas fotográficas, vasos herdados de outras gerações e aproveite para restaurar poltronas antigas, por exemplo. Esses podem ser usados como elementos centrais ou complementares para a decoração.